BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

terça-feira, 6 de março de 2012

Aula 1 Prática - Microscopia de Luz

      Aula Prática 1

Em nossa primeira aula prática vimos o quanto é importante seguir regras de segurança no laboratório.  Ao longo do ano, vamos utilizar lamparinas, autoclavar meios de cultura e usar alguns reagentes que podem ser tóxicos. Então, a atenção e o cuidado de vocês será necessário para evitar qualquer tipo de acidente!
     
     Após os primeiros avisos iniciamos uma revisão sobre como utilizar o microscópio, equipamento que utilizaremos em quase todas as aulas. Como vimos na aula teória, o primeiro microscópio(com apenas uma lente) foi criado por Leeuwenhoek, e isto possibilitou a visualização de um até então insuspeito universo de vida dentro de nosso próprio planeta. Mas foi Robert Hooke (abaixo) que desenvolveu o microscópio composto (que possui um conjunto de lentes- objetiva e ocular), o primeiro modelo do aparelho que vocês usaram em aula. Além de nos mostrar uma existência ainda maior de organimos, o microscópio de Hooke também nos mostrou pequenas unidades que formavam a cortiça que observou.  Estas pequenas unidades ele denominou de "célula".


        Por fim tivemos um primeiro contato com o microscópio para visualizar estruturas de um fungo. O fungo que usamos foi a Alternaria sp.. Este gênero pertence ao grupo dos Ascomicetos (logo ficarão mais íntimos com esta terminologia) e causa doenças tanto em plantas quanto nos homens. A espécie Alternaria alternata, por exemplo, causa lesões em inúmeras espécies vegetais.

        Por fim deixamos uma figura para servir de revisão do que fizemos em aula, com os nomes das partes do microscópio e a visualização da Alternaria sp. 





Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário