BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

sábado, 17 de março de 2012

Pesquisa sobre Archaea - 0,5 ponto na primeira prova

Boa noite

Seguinte! Na próxima aula veremos as características que diferem arqueas de bactérias. Mas se vc fizer uma pesquisa e me adiantar quais são estas diferenças vc leva 0,5 ponto na primeira prova! Simples assim. Faça sua postagem até segunda, dia 19, as 24 horas. Depois disto, nada feito, pois já será o dia da aula... Me traga ao menos umas três diferenças bem explicadas!

abraços e boa pesquisa.

Aranha

155 comentários:

  1. As principais diferenças entre Achaea e Bacteria são as que seguem:

    - A membrana celular de Archaea é composta por lipídeos com ligações de éter. Enquanto que em Bacteria, a membrana celular contém apenas ligações de éster. A parede celular de Bacteria é constituída de peptideoglicano, enquanto que Archaea contém parede celular quimicamente distinta denominada de pseudopeptideoglicano;

    - Archaea são mais parecidas com eucariotos do que Bacteria, pois elas apresentam mais RNA polimerases e seus genes e enzimas se comportam como as de um eucarioto. Já Bacteria apresentam somente uma RNA polimerase. Ainda, na tradução, Archaea usam a metionina como iniciador do tRNA, e Bacteria não;

    - Archaea tem diferentes formas de metabolismo, tanto que não tem ciclo de Krebs funcional. Logo, não usam a glicólise como mecanismo de quebra da glicose.

    Fontes:
    http://www.ucmp.berkeley.edu/archaea/archaeamm.html
    http://www.colorado.edu/eeb/EEBprojects/schmidtlab/studentres/EBIO3400/Lecture11.pdf
    http://www.differencebetween.net/science/difference-between-archaea-and-bacteria

    Rodolfo Augusto Maniero

    ResponderExcluir
  2. A ideia de separação entre Bactéria e Archaea se deu na década de 70 pelo método de comparação genética realizado por Carl Woese, microbiologista norte-americano. Apesar do nome Archaea significar antigo, esses organismos parecem ter evoluído de bactérias e ter características de eucariotos.
    Algumas características metabólicas mais marcantes dos organismos classificados como Archaea são:
    -Algumas espécies (Halobacteria) conseguem produzir energia a partir da luz, através de uma estrutura celular denominada bacteriorrodopsina.
    -Outras vivem em ambientes extremamente inóspitos a vida como: crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
    -Existem também aquelas que vivem no trato intestinal de alguns animais produzindo Metano.
    Por fim, os organismos do reino Archaea possuem algumas diferenças em relação as bactérias com por exemplo:
    -Membrana celular formada por lipídeos compostos por uma associação de glicerol-éter. Ao contrário de bactérias e eucariotos (glicerol-Ester);
    -Parede celular de peptidoglicanos;
    -E por fim, o flagelo de Archaea tem diferenças na composição e no desenvolvimento do das Bactérias.
    Sendo assim, nada mais justo do que separar esses seres em dois grupos, como Propôs o grande Woese.
    Bruno de Faria Baricelli

    ResponderExcluir
  3. Inicialmente, Arqueas e Bactérias dividiam o reino Monera, até quando Woese propôs uma nova divisão: os domínios. Dessa forma, separou-esses organismos e estabeleceu-se suas diferenças. Arqueas são seres procariotos e unicelulares, como as bactérias, mas que habitam regiões extremas, onde salinidade, temperatura, pH, luminosidade e outras características seriam consideradas impraticáveis para a existência de vida.
    Para tanto, algumas diferenças fisiológicas e morfológicas, como produção de metano metabólico (CH4 em vez de CO2 pela ausência de oxigênio nesses ambientes) e parede celular não peptideoglicana (peptideoglicanos são formados por açúcares, indisponíveis em condições extremas), além de independência de gás oxigênio para sobrevivência, são características determinantes em vista às condições do meio onde se estabeleceram. Também considera-se, a partir do novo sistema de classificação pós invenção do seqüenciador gênico, o DNA dessas Arqueas comparado com de Bactérias. As Arqueas se assemelham mais a seres eucariotos, sendo efetivamente mais proximamente relacionados que as bactérias, o que aponta para seres primitivos que tenham gerado os primeiros eucariotos (protozoários) evolutivamente e, anteriormente, as primeiras formas de vida na Terra.
    Giovanni Casagrande Silvello

    ResponderExcluir
  4. 01. Nas bactérias, o aminoácido utilizado para a iniciação da cadeia proteica é o N-formil metionina, enquanto que nas arqueas é a metionina;
    02. A parede celular de bactérias é composta de peptidioglicano, enquanto que nas arqueas que possuem parede celular é constituída por polissacarídeos ou proteínas. Além disso, arqueas não possuem mureína na parede celular, diferente das bactérias;
    03. Em arqueas, a síntese de proteínas é inibida pela toxina da difteria, enquanto que nas bactérias isto não ocorre.

    Amarilís Thieme Shiroma

    ResponderExcluir
  5. Isabella Cardoso Ferreira da Silva Condotta:
    No domínio Archea, os organismos não possuem peptídeoglicanos na parede celular (o peptideoglicano possui um açúcar exclusivo, o ácido murâmico, que não é encontrado em outros seres vivos da natureza), têm metabolismo metanogênico (conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e são extremofílicos (não apenas toleram, mas têm a capacidade de viver em ambientes inóspitos para a vida, como fontes termais, águas extremamente salgadas, temperaturas baixas e condições extremas de pH; pode-se dizer que certas espécies de archea definem claramente os limites de tolerância biológica nos termos físicos e químicos da vida).
    Fontes: www.biotecnologia.com.br/revista/bio30/archaea.pdf
    www.brasilescola.com/.../reino-monera-ou-reinos-archaea-bacteria-re...
    pathmicro.med.sc.edu/portuguese/chapter_1_bp.htm

    ResponderExcluir
  6. Prof. Aranha,
    Aqui está minha breve pesquisa:
    As eubactérias (bactérias "verdadeiras"), que incluem todas as bactérias que infectam o homem, são membros de um único reino: o reino Bacteria ou reino Eubacteria. Um segundo grupo de procariotos freqüentemente encontrados em ambientes extremos formam um segundo reino: o reino archaebacteria ou Archaea. Morfologicamente, os membros desses dois reinos de organismos parecem ser similares, especialmente na ausência de um núcleo, e portanto, classificados como Procariotos. Contudo, eubactérias e arqueas têm importantes diferenças bioquímicas. A maioria dos arqueas vivem em ambientes como fontes termais sulfurosas, cujas águas têm pH 2 e atingem temperaturas em torno de 80 graus C. Outros arqueas vivem em ambientes contendo metano (arqueas metanogênicos) ou sob alta concentração de sal (arqueas halófilos extremos).
    Como nas eubactérias, os arqueas apresentam operons que são transcritos na forma de um RNAm policistrônico. As Archaebacteria contêm uma pseudomureína que difere em estrutura da mureína das eubactérias.
    Eubactérias não possuem Nucleossomos/Histonas, já as do reino Archaea, possuem. Essas últimas possuem mais que um Rna Polimerase, enquanto as Eubactérias possuem apenas uma simples.
    Nas Archaeas, o aminoácido de iniciação protéica é a Metionina (Met). Já nas Eubactérias, é o N-formil metionina.

    Ana Laura Bodoni da Rocha

    ResponderExcluir
  7. Arqueas e bactérias são os seres mais abundantes do planeta e possuem varias semelhanças como ter célula procariótica. Mas, existem características que diferem uma da outra, como a composição química da parede celular. Muitas arqueas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas na qual a estrutura esta presente e são constituídas de polissacarídeo e/ou proteínas. Já as bactérias, a parede celular esta presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    Há também a diferença no funcionamento dos genes, assim as arqueas apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais relacionadas a eles do que com as bactérias. Além disso, este grupo de microrganismos, vivem em ambientes extremos como fontes termais, fendas vulcânicas, água extremamente salgada, assim vivem em valores extremos de pH e temperatura. E também podem trazer a resposta como ocorreu o início da vida.

    Gressa Amanda Chinelato

    ResponderExcluir
  8. Arqueas e bactérias são os seres mais abundantes do planeta e possuem varias semelhanças como ter célula procariótica. Mas, existem características que diferem uma da outra, como a composição química da parede celular. Muitas arqueas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas na qual a estrutura esta presente e são constituídas de polissacarídeo e/ou proteínas. Já as bactérias, a parede celular esta presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    Há também a diferença no funcionamento dos genes, assim as arqueas apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais relacionadas a eles do que com as bactérias. Além disso, este grupo de microrganismos, vivem em ambientes extremos como fontes termais, fendas vulcânicas, água extremamente salgada, assim vivem em valores extremos de pH e temperatura. E também podem trazer a resposta como ocorreu o início da vida.

    Gressa Amanda Chinelato

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Sabemos que tanto as Archaeas quanto as bactérias são organismos procariotos, mas Carl Woese através de estudos de análise filogenética baseados na comparação de sequencias de sub-unidades de Rna ribossomal (ssrRNA), descobriu que as Archaeas são mais próximas de organismos eucariotos do que as bactérias. Isto o levou a propor uma nova classificação dos seres vivos diferente da classificação proposta por Whittaker, dividindo os organismos não mais em Reinos mas sim em Domínios (Eukarya, Eubacteria e Archaea).

    As principais diferenças entre a Archaeas e as bactérias estão listadas abaixo:

    1) A Archaeas possuem um pH e uma temperatura ideais de crescimento que variam de 1 a 12 e 2ºC a 100ºC, respectivamente. Já as bactérias, suportam um pH ideal de crescimento igual a 7 e uma temperatura ideal que varia de 20ºC a 40ºC. As Archaeas também suportam altas pressões atmosféricas e salinidade elevada, o que também explica a sua sobrevivência em lagoas vulcânicas (o mesmo não ocorre com as bactérias);

    2)A parede celular das Archaeas é constituida de proteínas ou polissacarídeos. Já a parede celular das bactérias é constituída de peptídeoglicanano (também conhecido como mureína - polímero constituído de açucares e aminoácidos);

    3)O aminoácido iniciador da síntese proteica das Archaeas é a metionina, ao passo que o das bactérias é sempre o N-formil metionina;

    4) A estrutura química dos fosfolipídeos da membrana plasmática nas Archaeas é constituída de ácidos graxos de cadeia longa, ao passo que nas bactérias é constiuída de alcoois de cadeia longa ramificada;

    5) A conformação dos cromossomos das Archaeas é sempre circular, ao passo que nas bactérias nem sempre isto ocorre.

    Abraço, Fábio Visses.

    ResponderExcluir
  10. As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:

    Quanto à composição da parede celular:
    Bacteria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática:
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica:
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.
    Henrique Andre Neves

    ResponderExcluir
  11. Diferenças entre Archaea e Bactérias


    Archaea é a designação de um dos reinos de seres vivos, relacionados com as bactérias. Trata-se de organismos procariotas, geralmente quimiotróficos, muitos dos quais sobrevivem em lugares extremos (Extremófilo) como fontes de água quente, lagos ou mares muito salinos, pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas.
    A separação entre os reinos Bacteria e Archea deu-se na década de 1970 graças às descobertas do microbiólogo Carl Woese, utilizando comparação genética. Apesar do nome (archea em grego significa “antigo”) este grupo de organismos parece ter evoluído a partir de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.
    As Arqueobactérias apresentam diferenças importantes das bactérias, como por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres:
    • Algumas espécies de Archaea produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina que é uma proteína que ao ser estimulada pela luz, funciona como uma bomba de prótons, intervindo na síntese de ATP mediante um processo de fotofosforização que converte energia luminosa em química.
    • Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
    • Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    • Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptideoglicanos. Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    Hélder Beltrame nºusp: 7607274

    ResponderExcluir
  12. Uma diferença importante entre arqueas e bactérias é quanto à constituição química da parede celular. As arqueas não apresentam, em sua parede, o peptidoglicano, constituinte
    típicos das bactérias. Algumas espécies de arqueas apresentam polissacarídeos na parede celular, enquanto outras apresentam apenas proteínas
    A diferença mais marcante entre bactérias e arqueas está na organização e no funcionamento de seus genes. Curiosamente, as sequências codificadas nos genes e a ação gênica das arqueas são mais semelhantes às encontradas nos organismos eucarióticos, diferenciando-se da organização das bactérias.
    A composição lipídicas das bactérias é fosfolipídeos, e das arqueas é sulfolipídeo, glicolipídeo,isoprenóides...
    Nas bactérias a estrutura dos lipídeos é cadeia linear e das arqueas a cadeia é ramificada.

    ResponderExcluir
  13. As diferenças entre as Bactérias e as Arqueas são varias, como por exemplo:

    As Arqueas não possuem obrigatoriamente parede celular. E diferentemente das bactérias que possuem parede celular de peptideoglicano, a parede celular de Arqueas é de composição variada.

    A estrutura dos lipídeos da membrana celular das bactérias é de cadeia linear enquanto a das Arqueas é de cadeia ramificada, alem da ligação entre os lipídeos ser do tipo éter neste e éster no outro.

    A estrutura da RNApolimerase das Arqueas é mais parecida com a dos Eucariotos que com a das bactérias.

    As Arqueas são normalmente encontradas em regiões inospitas, como Geiser, vulcões e lagos ácidos, enquato que as bactérias são encontrados facilmente em locais comuns, como no nosso corpo, objetos e animais em geral.

    Jéssica Thaís de Lira Bazzetto

    ResponderExcluir
  14. As diferenças entre as Bactérias e as Arqueas são varias, como por exemplo:

    As Arqueas não possuem obrigatoriamente parede celular. E diferentemente das bactérias que possuem parede celular de peptideoglicano, a parede celular de Arqueas é de composição variada.

    A estrutura dos lipídeos da membrana celular das bactérias é de cadeia linear enquanto a das Arqueas é de cadeia ramificada, alem da ligação entre os lipídeos ser do tipo éter neste e éster no outro.

    A estrutura da RNApolimerase das Arqueas é mais parecida com a dos Eucariotos que com a das bactérias.

    As Arqueas são normalmente encontradas em regiões inospitas, como Geiser, vulcões e lagos ácidos, enquato que as bactérias são encontrados facilmente em locais comuns, como no nosso corpo, objetos e animais em geral.

    ResponderExcluir
  15. Após estudos com RNA se foi visto que as arqueas possuem processos de transcrição de DNA bem diferente das bactérias. A síntese proteíca das arqueas é idêntica ao dos Eucariontes, levando a conclusão que esses seriam mais aparentados entre si do que as bactérias e as arqueas. Além disso, as bactérias possuem uma parede celular conhecida como peptidoglicano, já a parede celular das archeas é composta de lipídios na membrana plasmática. O Reino Arquea consegue produzir metano como residuo do metabolismo e tem capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como por exemplo regiões extremamente salinas.

    ResponderExcluir
  16.  Características que diferem arqueas de bactérias:

    Arqueas e bactérias são muito semelhantes, somente há poucas décadas foram diferenciadas (técnicas de análise molecular);
    - Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos;
    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;
    - Diferem nos ambientes que colonizam:
    As Arqueas são seres geralmente encontrados em ambientes extremos (salinidade, temperatura, pH…).Já as bactérias de vida livre estão em todos os tipos de habitat. Por causa de sua capacidade de adaptação, sobrevivem em muitos ambientes que não sustentam outras formas de vida. São encontradas no corpo humano, principalmente dentro do trato digestivo e na pele, nas mais baixas temperaturas da Antártida, em águas ferventes de fontes naturais quentes, nas profundezas escuras dos oceanos, em meio terrestre úmido, e até mesmo em lugares que não tem oxigênio.Parasitas são organismos que vivem à custa do seu hospedeiro, consumindo partes de seu corpo e consequentemente prejudicando-o.

    LUÍS VICTOR COSTA PERAZOLO Nº USP 7605974

    ResponderExcluir
  17. Introdução:
    No Reino Monera considera-se inclusos os organismos vivos procariontes, ou seja, sem carioteca. Outras diferenças entre procariontes e eucariontes consistem nos primeiros possuírem um simples cromossomo, constituído por uma única molécula circular de DNA, sendo o genoma organizado neste.
    Entretanto, essa classificação está cada vez mais em desuso, uma vez que análises mais profundas foram feitas, percebendo-se que esses indivíduos poderiam ser divididos em dois reinos distintos (o mesmo aconteceu com os protistas).
    Assim, integrantes do Reino Monera passaram a ser considerados os reinos Archaea e Bacteria, sendo os outros seres vivos divididos nos reinos Animalis, Fungi, Plantae, Archezoa, Protista e Chromista – os três últimos englobam os organismos que eram pertencentes ao reino Protista. Essa classificação é chamada de sistema de oito reinos.
    Há, ainda, outra forma de se avaliar os seres vivos, denominado sistema de três domínios, nos quais são divididos nos domínios Arquea, Bacteria e Eukarya. Esses se diferem daqueles quanto à composição do RNA ribossômico, estrutura da parede celular e metabolismo.

    Diferenças:
    Arquea: não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
    Bactérias: são representadas por bactérias, cianobactérias, rickéttsias (parasitas intracelulares minúsculos!) e micoplasmas (os menores organismos capazes de se autorreplicar). Quanto às bactérias, a membrana plasmática é recoberta pela parede celular e, em algumas espécies, há a presença de uma cápsula. A parede celular é que auxilia na classificação das Bactérias, uma vez que são responsáveis pela suscetibilidade a doenças e coloração pelo método de Gram. As Gram-positivas são sensíveis à sulfa e possuem parede formada basicamente de uma só camada, colorando de cor violeta na Coloração de Gram; as Gram-negativas são sensíveis à penicilina, possuem parede formada de duas camadas e ficam com cor rosa ao serem coradas. Essas últimas são consideradas mais perigosas, uma vez que suas paredes são menos permeáveis a antibióticos.


    Gabriela Mattos de Souza- 7607764

    ResponderExcluir
  18. Arqueas e bactérias são os seres mais abundantes do planeta e possuem varias semelhanças como ter célula procariótica. Mas, existem características que diferem uma da outra, como a composição química da parede celular. Muitas arqueas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas na qual a estrutura esta presente e são constituídas de polissacarídeo e/ou proteínas. Já as bactérias, a parede celular esta presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    Há também a diferença no funcionamento dos genes, assim as arqueas apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais relacionadas a eles do que com as bactérias. Além disso, este grupo de microrganismos, vivem em ambientes extremos como fontes termais, fendas vulcânicas, água extremamente salgada, assim vivem em valores extremos de pH e temperatura. E também podem trazer a resposta como ocorreu o início da vida.

    Gressa Amanda Chinelato

    ResponderExcluir
  19. A primeira caracteristica que difere as bactérias das Archaeas são a parede celular, a maioria das archaeas não possuí parede celular e as que possuem é constituida de polissacarídeos e a das bactérias são de peptidioglicanos.
    Outra diferença é a organização e a ação dos genes das archaeas é mais semelhante aos organismos eucarióticos e as bactérias são procarióticas.
    E por ultimo uma outra diferença são os habitats, archaes colonizam principalmente ambientes quentes, geotermais, mares salgados, lamas ferventes,cinzas vulcânicas(ainda não cultivaram em laboratório).Já as bactérias sobrevivem a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, em ácidos fortes, terra que já foi queimada, solos vulcânicos e ilhas recentemente formadas.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde prof. Aranha,

    a seguir, tem-se o resultado da pesquisa sobre algumas diferenças entre arquea e bactéria.

    1- Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;

    2- Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;

    3- Diferem nos ambientes que colonizam:
    ARQUEA:
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica
    BACTÉRIA:Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    Att,
    Lucas Hebling Bosso nºUSP 7605661

    ResponderExcluir
  21. ALUNA: MARINA COAN GOLDONI BARBIERI N° USP 7606641
    ENGENHARIA AGRONOMICA
    MICROBIOLOGIA
    Diferenças entre bactérias e arqueas.
    Carl Woese propôs comparar as sequências de genes para comparar os organismos. E assim diferiu as bactérias das arqueas sobre alguns aspectos, tais como:
    1.Arqueas podem ser encontradas em lugares de situações extremas, como muito frio, locais com gases de difícil sobrevivência, e também dentro de seres fazendo suas funções, entre outros exemplos. Primeiro aspecto que difere das bactérias é o modo de síntese protéica e transcrição do DNA, que se iguala ao modo dos eucariontes. Sua distribuição gênica se assemelhas aos eucariotos.
    2.Arqueas tem uma estrutura ausente nas bactérias que se chama bacteriorrodopsina e que pode gerar energia através da luz.
    3.Muitas das arqueas não possuem parede celular, o que difere das bactérias é a composição dessa parede celular, em arqueas polissacrídios e proteínas e em bactérias peptidioglicano. As arqueas têm uma membrana celular de uma composição (glicerol-éter) que as bactérias têm com composição diferente.

    ResponderExcluir
  22. Os seres procariotos são diferenciados em dois sub-reino: as Eubactérias e Arqueas.
    Suas principais diferenças são:
    1) se diferenciam em relação a paredes celular, a maioria das arqueas não possuem parede celular e as espécies que possuem, elas são constituída por polissacrídios e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos.
    2)Diferenciam na organização e funcionamento dos genes, as arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distintas. Também se diferenciam na estrutura dos lipídios, as arqueas possuem cadeia ramificada e as bactérias cadeia linear.
    3) Se diferenciam nos ambientes que colonizam. As Arqueas são seres geralmente encontrados em ambientes extremos (salinidade, temperatura, pH…)e as bactérias são os mais resistentes dos seres vivos, algumas podem sobreviver a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente.

    ResponderExcluir
  23. As diferenças entre Arquea e Bacteria são:

    - as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, estrutura que confere rigidez à parede celular de bactérias, determina a sua forma e a protege da lise osmótica, quando em meio hipotônico;

    - produzem metano como resíduo do metabolismo;

    - e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.

    ResponderExcluir
  24. Professor Aranha,

    É possível separar as Arqueas e as Bactérias por três diferentes razões:

    A primeira diferença está relacionada à parede celular. As Arqueas não têm parede celular, ou quando as apresenta, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas. Já nas baterias, a constituição da parede celular é de peptidioglicanos.

    Como segunda diferença, é possível citar diferenças na organização e funcionamento dos genes. As Arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos, enquanto as bactérias têm organização e ação gênica distintas.

    A terceira diferença consiste na diferença dos ambientes que elas colonizam. Quanto as Arqueas, acreditava-se que tinham como habitats típicos, locais semelhantes à Terra durante o período Arqueano (3 bilhões de anos), e novos estudos afirmam que elas ficavam dispersas na água do mar, lagos e ambientes não sujeitos a condições extremas.
    Atualmente, sabe-se que as Arqueas surgem como bactérias produtoras de metano, com afinidade por locais salinos, e com afinidade com ácidos e calor. Em locais como ambientes geotermais, mares salgados, lamas ferventes e cinzas vulcânicas.
    As Bactérias são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a temperaturas muito baixas por anos, enquanto outras surgem em fontes de água fervente, e ainda é possível encontrar algumas bactérias que crescem em ácidos muito fortes ou que vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono de rochas.

    Vanessa Siqueira Ribeiro

    ResponderExcluir
  25. A parede celular das bactérias é composta por peptídeo-glicano e a das archaeas é feita de proteínas ou polissacarídeos. A membrana plasmática das bactérias tem ácidos graxos de cadeia longa linear associados por ligações glicerol-éster e das archaeas contém álcoois de cadeia longa ramificada associados por ligações glicerol-éter. Quanto á sintese proteica as bactérias usam o N-formil metionina para iniciar a cadeia proteica e as archaeas usam a metionina. Além do mais as archaeas produzem metano ao final do metabolismo usando H2 para reduzir o CO2, a metanogênese é a última fase da biodegração da matéria orgânica em habitats anóxicos da natureza.

    Letícia Krauspenhar Gervinski

    ResponderExcluir
  26. Arqueas e bactéria são muito semelhantes, porém há algumas décadas houve a separação dos reinos graças ao microbiologo Carl Woese que realizou grandes descobertas com o auxilio das técnicas de analise molecular. Diversas arqueas não possuem parede celular, porém, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, já nas bactérias é constituída por peptidioglicanos, as Arqueas além de ser o único organismo capaz de sobreviver em temperaturas acima de 95ºC tem também como característica exclusiva o metabolismo metanogênico, ou seja, produz metano como resíduo de seu metabolismo.

    Rafael Azevedo Borges

    ResponderExcluir
  27. Guilherme Horák
    N° USP: 7606492

    Diferenças entre Eubactérias e Arqueobactérias:

    1. As paredes celulares das eubactérias possuem peptideoglicano (cuja composição inclui o ácido murâmico e os D-aminoácidos), enquanto as paredes celulares das arqueobactérias são constituídas de proteínas ou polissacarídeos;

    2. Os fosfolipídeos na membrana plasmática de eubactérias são diferentes em sua estrutura química dos encontrados em arqueobactérias. Em vez de conter ácidos graxos de cadeia longa, as arqueobactérias contém alcoóis de cadeia longa ramificada denominada fitanóis;

    3. A síntese protéica em eubactérias é significativamente diferente daquela em arqueobactérias. Por exemplo, em eubactérias, o aminoácido usado para iniciar a cadeia proteica é sempre a formilmetionina, enquanto em aequeobactérias é sempre a metionina.

    Fonte: PELCZAR JR., M. J.; Microbiologia: Conceitos e Aplicações; V. 1; 2° Edição; Cap. 9; Pg. 231.

    ResponderExcluir
  28. Diferenças entre bactérias e arqueas:
    - Os processos de transcrição do DNA e de síntese de proteínas das arqueas são idênticos aos dos eucariotos, tendo como aminoácido envolvido na iniciação da síntese de proteínas a metionina. Já nas bactérias, o aminoácido envolvido no início da síntese protéica é o N-formil metionina. Além disso, nas arqueas, assim como nos eucariotos, há presença de uma proteína de ligação da região TATA Box e nas bactérias, essa proteína é ausente. Outro aspecto na transcrição que não é comum aos dois domínios é a RNA Polimerase. Nas bactérias existe apenas uma e esta é simples. Já nas arqueas (e nos eucariotos), há mais que uma e essas, são complexas.
    - Ao contrário das bactérias, que possuem parede celular composta de peptidoglicanos, as arqueas têm sua parede celular constituída por proteínas ou polissacarídeos;
    - As arqueas possuem uma membrana celular com lipídeos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotos são compostos de glicerol-éster;
    - Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática:
    Bactérias – ácidos graxos de cadeia longa
    Arqueas: contém alcoóis de cadeia longa ramificada (fitanóis);
    - Temperatura ideal de crescimento das arqueas: 2 – 100 ºC; temperatura ideal de crescimento das bactérias: 20 – 40 ºC;
    -pH ideal de crescimento das arqueas: 1 – 12; pH ideal de crescimento das bactérias: 7;

    ResponderExcluir
  29. As Archaea são um reino biológico de seres vivos que antigamente (na classificação de Whittaker em 1969) era chamada de Monera, juntamente com as Eubactérias. Porem depois do estudo de Woese em 1977 utilizando de comparação genética determinou-se então certas características que dividiram o reino Monera, e algumas destas são:
    As Archeas possuem processos de transcrição do DNA e da síntese proteica idênticos aos dos eucariotos, o que significa que a organização gênica das Archeas são diferenciadas das bactérias e mais parecida com a dos eucariotos.
    Outra diferença é a composição da membrana celular das Archeas, estas que são compostas de associação de glicerol-éter, sendo das bactérias de glicerol-éster. Diferem também em relação à parede celular, sendo que algumas Archeas não possuem parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos.
    Por ultimo o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    Eduardo R. Girardi Marques

    ResponderExcluir
  30. O reino Monera foi dividido em dois Domínios Bactérias e as Arqueas. As Principais diferenças entre esses domínios são:
    - Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos;
    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distinta;
    - arqueas possuem processos de transcrição de DNA bem diferente das bactérias
    -se diferem nos meios onde vivem e como buscam nutrientes para a sua sobrevivência
    Breno do Nasciemnto

    ResponderExcluir
  31. Os Domínios Bacteria e Archaea foram separados na década de 1970 graças às descobertas do microbiólogo Carl Woese, utilizando comparação genética com base nos estudos da sequencias das moléculas do gene 16S do RNA ribossomal.
    Estas apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres.
    Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite
    Citarei algumas das diferenças entre Archeas e Bacterias, segundo o sistemas de tres dominios( Archea, Bacteria e Eucarya).
    Quanto a parede celular:
    .archea:
    nao possuem peptideoglicanos em sua composiçao(possuem um pseudopeptideoglicano que difere pela presença de acido talosaminuronico em substituicao ao muramico(presente nas bacterias) ou possuem metanocondroitina(formado por sulfato de condroitina) ).
    algumas especies nao possuem parede celular

    Quanto a membrana celular:
    1- composiçao lipidica
    .nas archea:
    sulfolipideos, glicolipideos, hidrocarbonetos ramificados,isoprenoides e fosfolipideos
    .nas bacterias:
    fosfolipideos
    2-estrutura dos lipideos
    .nas archea:
    cadeia ramificada
    .nas bacterias:
    cadeia linear
    3-ligaçao de lipideo
    .nas archea:
    ester
    .nas bacterias:
    eter(di e tetraeter)

    Outras consideraçoes importantes:
    apesar de ter o cromossomo circular,igual as bacterias,sua organizaçao é semelhante aos eucariotos, uma vez que estao presentes as proteinas do tipo histonas e outras de enovelamento (porem do tipo positivo, diferente dos eucariotos que sao negativos),caracteristicas essas ,que as bacterias nao possuem.Apresentam tambem,a RNA polimerase mais complexa que a de bacterias, ribossomos resistentes a antibioticos e flagelos com estruturaçao sem corpo basal,gancho e filamento.Sao quimisintetisadoras, tendo como resido de seu metabolismo o metano.
    Creio que esteja exemplificado algumas diferenças entre as Archeas e as Bacterias

    ResponderExcluir
  33. Pedro Vitor Pimenta Pereira 7699552

    Existem dois grupos de procariotos reconhecidos atualmente, que são as Archaea e Bacteria. Pelo trabalho de Woese, levando em conta dados de filogenia molecular, elas são tão diferentes que ocupam dois domínios, e as Archaea são mais próximas dos eucariotos (Eucarya) do que de Bactéria.
    As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:

    Quanto à composição da parede celular
    Bacteria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc..

    Comparando:
    Archaea
    -Temperatura ideal de crescimento>> 2oC - 100oC
    -pH ideal de crescimento>> 1 - 12
    -Capacidade de suportar altas pressões atmosféricas>> sim
    -Capacidade de suportar altas salinidades>> sim

    Bactérias
    -Temperatura ideal de crescimento>> 20oC - 40oC
    -pH ideal de crescimento>> 7
    -Capacidade de suportar altas pressões atmosféricas>> não
    -Capacidade de suportar altas salinidades>> não

    ResponderExcluir
  34. As Bacterias possuem na composição da parede celular peptídeo-glicano e os fosfolípedos de sua membrana citoplasmática são ácidos graxos de cadeia longa, enquanto que as Archaeas possuem parede celular constituída de proteínas ou polilissacarídeos, e sua membrana citoplasmática contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).
    Porém, as diferenças mais marcantes dos dois grupos se apresentam no fato das Archaeas formarem produtos finais incomuns do metabolismo, como o gás metano, e por habitarem ambientes extremamente adversos onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.

    ResponderExcluir
  35. Professor, segue abaixo algumas das diferenças entre bactérias e arqueas:

    A separação entre os reinos Bacteria e Archaea deu-se na década de 1970 graças às descobertas do microbiólogo Carl Woese, utilizando comparação genética. O grupo de organismos das arqueas parecem ter evoluído a partir de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.

    As arquebactérias são semelhantes às bactérias em muitos aspectos da estrutura celular, como por exemplo na ausência de um núcleo celular diferenciado, mas apresentam diferenças importantes como nos processos de transcrição do DNA e de síntese protéica, que são idênticos aos dos eucariontes.

    Resumidamente, Archaeas e Bactérias se diferem, além de outros motivos, devido aos seguintes aspectos:

    - Arquebactérias possuem membrana celular com lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que nas bactérias esta associação é composta de glicerol-éster;

    - Archaeas não possuem parede celular de peptidoglicanos (heteropolissacarídeo ligado a péptidos presente na parede celular de procariontes), ao contrário das bactérias;

    - O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias. O flagelo bacteriano é impulsionado por um fluxo de íons H+ (ou Na+), enquanto que o das arqueas é impulsionado por ATP. Além disso, os flagelos bacterianos rodam independentemente uns dos outros, enquanto que os arqueanos são compostos de feixes de filamentos que rodam como uma unidade;

    ResponderExcluir
  36. Antigamente ambas eram confundidas e colocadas como um mesmo "ser", as bactérias por possuírem estrutura celular semelhante. No entanto, na década de 60, estudo com RNA foram feito e se foi visto que as arqueas possuem processos de transcrição de DNA bem diferente das bactérias.
    *Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas

    *Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;


    *Diferem nos ambientes que colonizam:

    Arquea - acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície da
    Terra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado que
    estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições
    extremas.
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia pouco
    conhecidas);

    Bacteria – são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as
    primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos
    ou ilhas recentemente formadas.

    ResponderExcluir
  37. Arqueas e bactérias são os seres mais abundantes do planeta e possuem varias semelhanças como ter célula procariótica. Mas, existem características que diferem uma da outra, como a composição química da parede celular. Muitas arqueas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas na qual a estrutura esta presente e são constituídas de polissacarídeo e/ou proteínas. Já as bactérias, a parede celular esta presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    Há também a diferença no funcionamento dos genes, assim as arqueas apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais relacionadas a eles do que com as bactérias. Além disso, este grupo de microrganismos, vivem em ambientes extremos como fontes termais, fendas vulcânicas, água extremamente salgada, assim vivem em valores extremos de pH e temperatura. E também podem trazer a resposta como ocorreu o início da vida.

    Gressa Amanda Chinelato

    ResponderExcluir
  38. A primeira diferença entre bactérias e archaeas é em relação à parede celular, a maioria das archaeas não possuem parede celular, as que possuem ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, diferente da bactéria que sua parede celular é constituída por peptidioglicanos.

    As archaeas possuem ação gênica e organização semelhantes aos organismos eucarióticos, já as bactérias possuem organização e ação gênica distintas.

    As archaeas também se diferenciam pelo seu habitat, atualmente se sabe que elas floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidades com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos) ou lugares semelhantes: fontes quentes, mares salgados, lamas ferventes e cinza vulcânica. As bactérias sobrevivem à baixas temperaturas, à fontes de água fervente, podem crescer em ácido muito forte ou vivem tirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    ResponderExcluir
  39. A separação entre os reinos Bacteria e Archaea se deu em 1977 por Carl Woese baseado na análise genética do RNA ribossômico.
    Archaeas se diferem das bactérias em diversos aspectos, porém dentre tais aspectos, os mais marcantes são: as Archaeas têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas, enquanto grande parte das Bactérias não tem essa capacidade. Além disso, Bacterias apresentam a parede celular composta de peptideoglicanos – o qual confere rigidez à parede celular, determinando sua forma e protegendo da lise osmótica, quando em meio hipotônico – já as Archaeas não. A membrana celular das Archaeas é composta de lipídeos com associações glicerol-éter, enquanto que as bacterias são compostas de ligações glicerol-éster.

    ResponderExcluir
  40. Diferenças entre Archaea e bactérias:
    - Archaea apresentam mecanismo de produção de ATP radicalmente diferente do habitual, pois utilizam um pigmento vermelho único, bacterriorrodopsina, que funciona como uma bomba de prótons
    - Arquebactérias apresentam uma membrana celular com lípidos associados de glicerol-éter.
    - Os Archaea não apresentam parede celular de peptidoglicanos.
    - O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    Renan Antonio Roma
    número USP: 7607573

    ResponderExcluir
  41. As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:

    Quanto à composição da parede celular
    Bactéria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.

    Nathália Bernardes Ribeiro

    ResponderExcluir
  42. As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:

    Quanto à composição da parede celular
    Bactéria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.

    Nathália Bernardes Ribeiro

    ResponderExcluir
  43. Os seres do Reino Archaea não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas, ao contrario das bactérias, que possuem peptideoglicanos em sua parede celular e não têm capacidade de realizar os outros dois fatos citados.

    Nicolas Braga Casarin

    ResponderExcluir
  44. A separação entre os reinos Bacteria e Archaea deu-se graças às descobertas do microbiólogo Woese.

    As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular e as bactérias possuem, arqueas conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
    Jéssica Fernanda da Silva

    ResponderExcluir
  45. •Diferenças na organização e funcionamento dos genes: archaeas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distinta.

    •A parede celular, um envoltório rígido que determina a forma da célula bacteriana. É constituída de peptidioglicanos, polímeros de carboidratos interligados por proteínas. Algumas bactérias e archaeas não possuem parede, e as paredes das arqueas são constituídas de proteínas e polissacarídios, apesar de que algumas possuem peptidioglicanos, mas distintos dos das bactérias.

    •As células de archaea têm um tamanho que varia de 0,1 micrometros (μm) até 15 μm de diâmetro. Na maioria das vezes o tamanho médio de uma bactéria é de 1-10 µm.

    •As bactérias habitam o solo, superfície das águas e tecidos de outros organismos (vivos ou em decomposição). Pequeno número de espécies que habitam ambientes de condições extremas. Já no caso das archaeas, a alta proporção habita ambientes em condições extremas: halófilas (Mar Morto), termoacidófilas (60 a 80ºC, sulfobactérias) e metanogênicas (pântanos, interior do tubo digestivo de insetos (cupins) e herbívoros).

    •Algumas bactérias possuem importância medicinal, e até agora não se conhece nenhuma espécie de archaea importante na medicina.

    ResponderExcluir
  46. DIFERENÇA ENTRE ARQUEA E BACTÉRIA

    ARQUEA - acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície da
    Terra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado que
    estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições
    extremas.
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia pouco
    conhecidas);

    BACTÉRIA – são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as
    primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos
    ou ilhas recentemente formadas

    ResponderExcluir
  47. Na década de 70, realizou-se a divisão entre os reinos Bacteria e Archaea pelo microbiólogo Carl Woese por meio da comparação genética entre seus indivíduos.
    Suas principais diferenças consistem-se em relação à:
    - Parede celular: nas bactérias, constitui-se de peptidioglicanos. Já nas arqueas, é composta por polissacarídeos e proteínas, além de não ser existente em todos os indivíduos;
    - Ambiente colonizado: caracterizado por uma ampla diversidade de ambientes, o reino Archaea dispersa-se desde a água do mar e lagos, até lamas, solos anóxidos e cinza vulcânica. Enquanto isso, as bactérias sobrevivem a temperaturas muito baixas ou quentes, solos acidificados e até vulcanizados;
    - Organização e funcionamento dos genes: as arqueas possuem organização e ação gênica semelhante às dos eucariotos, em oposição às bactérias, as quais as possuem distintas.


    Além disso, o reino Archaea possui a capacidade de produzir metano como resíduo metabólico.

    Dessa forma, fica explícita a diferenciação entre os reinos e justificada sua separação.

    Amanda Fernandes Franci - 7605870

    ResponderExcluir
  48. Arquebactérias possuem membrana celular composta por lipídios com uma associação glicerol-éter enquanto as bactérias possuem membrana celular composta por lipídios com associação glicerol-éster. Outra diferença consiste no fato de que bactérias apresentam uma parede celular formada por peptidoglicanos, enquanto que os archaea não apresentam essa estrutura. Por último o flagelo das aquebactérias é composto por vários tipos de “flagelina”, que exibe composição similar a várias fímbrias, não apresentando os anéis e sem a estruturação em corpo basal, gancho e filamento, observados nas bactérias.

    ResponderExcluir
  49. As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas. Bactérias são representadas por bactérias, cianobactérias, rickéttsias (parasitas intracelulares minúsculos!) e micoplasmas (os menores organismos capazes de se autorreplicar). Quanto às bactérias, a membrana plasmática é recoberta pela parede celular e, em algumas espécies, há a presença de uma cápsula.

    ResponderExcluir
  50. Daniel Oyan

    Bacteria, Archaea e Eukarya são os três domínios propostos em 1990 por Carl Woese. Os seres eucariotos fazem parte do domínio Eukarya, já os seres procariotos dividem-se nos domínios Bacteria e Archaea. No domínio Bacteria, do qual fazem parte as bactérias, há algumas espécies fotossintéticas, ou seja, espécies que sintetizam seu próprio alimento através da fotossíntese; nenhuma espécie produz metano; têm organização e ação gênica distintas; e sua parede celular (quando presente) é composta de pseudo-peptideoglicanos, glicoproteínas e outros . No domínio Archaea, o qual compreende as arqueas, não há nenhuma espécie fotossintética; ao contrário das bactérias, todas as espécies produzem metano, sendo divididas em dois principais grupos: organismos que produzem metano a partir de ácido acético e metanol (chamadas acetoclásticas) e organismos que produzem metano a partir de hidrogênio e dióxido de carbono (chamadas hidrogenotróficas); têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos; e a parede celular das bactérias é composta por peptideoglicanos.

    Referências:
    http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/BACTERIAS.htm
    http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3909/material/CARACTER%C3%8DSTICAS%20GERAIS%20DE%20BACT%C3%89RIAS%20E%20ARQUEAS.pdf
    http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio30/bio30.pdf
    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDEQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180300%2Ftce-11022011-144010%2Fpublico%2FAgnelli_Jose_Augusto_Bolzan.pdf&ei=xnVnT_iXOsTbtgf8pNz9DQ&usg=AFQjCNG1FnMHNhM7lg9-NgtsU0RIMZB3sA&sig2=kRd_enXZUlc0yX1cSdBRxA

    ResponderExcluir
  51. A principal diferença entre as bactérias e as arqueas está no funcionamento dos seus genes. Sequencias codificadas nos genes e a ação gênica de arqueas se assemelham mais aos eucariotos do que a bactérias. Uma outra diferença importante entre bactérias e arqueas é quanto à constituição química da parede celular. Nas bactérias a parede celular é composta de peptidioglicano e nas arqueas, quando presente, é composta de polissacarídeos ou proteínas. As arqueas são típicas de ambientes extremos, como fontes termais, fendas vulcânicas, águas extremamente salgadas ou geladas, dentre outros.

    ResponderExcluir
  52. Bruno J Laurentiz

    As bactérias possuem uma parede celular de peptidoglicanos (polímeros, com funções protetoras), e os Archaea não possuem tal característica.

    Os archaea se diferem das bactérias também nos processos de Transcrição do DNA e da síntese proteica.

    O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    As Archaea possuem membrana celular com lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter, e as bactérias são compostas de glicerol-éster.

    ResponderExcluir
  53. Bruno J Laurentiz

    As bactérias possuem uma parede celular de peptidoglicanos (polímeros, com funções protetoras), e os Archaea não possuem tal característica.

    Os archaea se diferem das bactérias também nos processos de Transcrição do DNA e da síntese proteica.

    O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    As Archaea possuem membrana celular com lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter, e as bactérias são compostas de glicerol-éster.

    ResponderExcluir
  54. As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
    Apresentam diferenças importantes como os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres:
    Algumas espécies de Archaea (Halobacteria), produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina.
    Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
    Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  55. O reino Archaea, tratam-se de organismos procariotos, que geralmente vivem em locais extremos, sendo mares muito salinos, pântanos e ambientes ricos em ácido sulfídrico. A distinção do reino Archaea com o reino das bactéria deu-se, devido a comparação genética.
    Graças a comparação genética, foi possível notar que apresentam processos de transcrição do DNA e síntese protéica distintos, sendo que o reino Archaea apresenta uma similaridade com os eucariotos nesses processos.
    Outro aspecto importante, é a capacidade que algumas espécies de Archaea possuem de produzir energia a partir da luz. Finalmente, outro aspecto que distinguem os dois reinos, é o fato de existirem Archaea que vivem no trato intestinal de animais, produzindo metano.

    ResponderExcluir
  56. Arqueas e bactérias:
    - Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nasespécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nasbactérias é de peptidioglicanos;
    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização eação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias comorganização e ação gênica distintas;
    - Diferem nos ambientes em que colonizam:
    Arquea : acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície daTerra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado queestavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condiçõesextremas.Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras demetano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidadecom ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugaressimilares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinzavulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia poucoconhecidas);

    Bacteria: são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver atemperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam emfontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivemretirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são asprimeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicosou ilhas recentemente formadas

    ResponderExcluir
  57. Archaea
    As Archaea eram até os anos 70 incluídas no reino Monera, junto com as Eubacterias, quando Carl Woese, utilizando-se da recém descoberta tecnologia de comparação genética diferenciou as Archaea das Eubacteria, até então não possível até mesmo com a microscopia eletrônica. As diferenças estão principalmente da estrutura da parede celular, processos de transcrição do DNA, e síntese proteica. As Archaea possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que as bactérias são compostos de glicerol-éster. oflagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias, nos Archaea os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica são os mesmo dos eucariotos, mais uma vez as diferenciando das bactérias.

    Gabriel Ramos Villela
    N° 7185952
    gabriel.villela@usp.br

    ResponderExcluir
  58. Diferenças: Archaea x Bactéria
    - Membrana plasmática da Archaea é muito diferente das bactérias, pois não é uma bicamada.
    - Archaea possuem 3 RNA polimerases, enquanto bacterias possuem apens 1.
    - Casos numerosos de introns em Archaea, enquanto em bactérias, esses casos são muito raros.
    - Os dois reagem diferentemente a tipos distintos de antibióticos.

    ResponderExcluir
  59. VICTORHUGO CRISTINO TORRACA
    Diferenças entre Archaea e Bactéria:
    1-membrana celular de Archaea é composta de glicerol-éter, já as bactérias de glicerol-éster.
    2-Archaea não possui parede celular de peptideoglicano, como as bactérias.
    3-diferem nos processos de síntese protéica e na transcrição do DNA.
    4-o flagelo de Archaea difere do das Bactérias na composição e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde, professor.
    Sou a Giovanna, mas estou usando o e-mail do meu amigo Rodolfo, pois, quando tento publicar utilizando o meu próprio e-mail, dá erro e eu não consigo enviar. Vou tentar fazer mais alguns testes posteriormente e, se não der certo, abro outra conta.
    Obrigada pela compreensão.
    Segue abaixo minha pesquisa...

    A diferença mais marcante entre as duas está na organização e funcionamento dos genes

    Arquea: parede celular formada por polissacarídeos ou proteínas; ação gênica parecida com os Eucariontes - indivíduos que possuem carioteca em suas células;
    Atualmente se sabe que floresceram, como bactérias metanogênicas, que são produtoras de metano, helofílicaas, que tem afinidade com ambientes salínicos, e possuem afinidade com ácidos e calor, em lamas e solos sem oxigênio, ou lugares similares, tais como fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura, liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza vulcânica. A morfologia e a fisiologia são pouco conhecidas.

    Bactéria – a parede celular é formada por peptidocano, possuem ação gênica primitiva. São os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras ficam em fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos ou ilhas recentemente formadas. Atualmente, conhece-se muito sobre a morfologia e fisiologia de células bacterianas, pois são desenvolvidas muitas pesquisas.
    As bactérias autótrofas realizam a fotossíntese ou então a quimiossíntese;

    Nome: Giovanna Marostegan Bego
    Número USP: 7606954

    ResponderExcluir
  61. - Arqueas e bactérias são muito semelhantes, algumas diferenças são:
    Em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;
    Na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;
    Os ambientes que colonizam:
    Arquea - acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície da
    Terra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado que
    estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições
    extremas.
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia pouco
    conhecidas);
    Bacteria – são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as
    primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos
    ou ilhas recentemente formadas.

    Fonte: autor desconhecido. CARACTERÍSTICAS GERAIS DE BACTÉRIAS E ARQUEAS. Disponível em: http://professor.ucg.br. Acesso em 19 mar 2012

    ResponderExcluir
  62. INTRODUÇÃO

    A partir dos trabalhos de Carl Woese e colaboradores , realizando estudos comparativos de sequências de DNA que codificavam rRNA de diferentes organismos, foram definidos 3 grandes domínios compreendendo todos os seres vivos. Assim, de acordo com a proposta de Woese, os seres vivos poderiam ser agrupados em três grandes domínios: Bacteria (anteriormente denominadas eubactérias), Archaea (as "arqueobactérias") e Eucarya (Eucariotos). Estes três domínios teriam derivado de um hipotético ancestral comum de todas as células. E contrapondo o que se acreditava há 40 anos, as arqueobactérias não originaram as bactérias atuais, mas derivaram do mesmo ancestral comum que elas. Logo o termo “arqueobactérias” foi empregado indevidamente, já que significa “bactéria primitiva”.
    A análise da árvore filogenética revela como a denominação "arqueobactérias" é inadequada e quão obsoleta é a idéia de que as "arqueobactérias" seriam os ancestrais das bactérias atuais, pois estes organismos não correspondem aos ancestrais das bactérias atualmente conhecidas.

    PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS DOMÍNIOS ARCHEA E BACTÉRIA:

    As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas. Quanto às bactérias, a membrana plasmática é recoberta pela parede celular e, em algumas espécies, há a presença de uma cápsula.
    Ainda podem se diferenciar na membrana plasmática, quanto a cadeia de lipídeos. Sendo que a Archea contém álcoois de cadeia longa ramificada, já as bactérias contém cadeias longas de ácidos graxos.

    BIBLIOGRAFIA:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Archaea
    http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/archaea/archaea.html

    ResponderExcluir
  63. Pode ser considerada uma característica que as difere de bactérias, a presença de histonas, uma classe de proteínas associada ao DNA desses organismos, como ocorre com os eucariontes. Outra forte característica que diferencia arqueas de bactérias é a presença de uma parede celular com Mureína, essa compartimentalização celular não é a presentada nas arqueas, entretanto, outa especificidade que pode ser citada a respeito dessas, é que podem se adaptar a meios extremamente quentes e salgados, além de disso, produzem gás metano.

    ResponderExcluir
  64. Podem ser diferenciadas das bactérias pela presença de histonas, que fazem parte de uma categoria de proteínas associadas ao DNA desses organismos, como nos eucariontes. Já as bactérias apresentam parede celular com mureína, que não é apresentada pelas arqueas. Outra particularidade das arqueas é a capacidade de se adaptar a ambientes extremamente quente e salgados, além disso, produzem gás metano.

    ResponderExcluir
  65. Archaea é a designação de um dos reinos de seres vivos, relacionados com as bactérias. Trata-se de organismos procariotas, geralmente quimiotróficos, muitos dos quais sobrevivem em lugares extremos como fontes de água quente, lagos ou mares muito salinos, pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas.

    A separação entre os reinos Bacteria e Archea deu-se na década de 1970 graças às descobertas do microbiólogo Carl Woese, utilizando comparação genética. Apesar do nome (archea em grego significa “antigo”) este grupo de organismos parece ter evoluído a partir de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.

    Originalmente o termo Archaebacteria era usado para descrever esses organismos, e o termo Eubacteria era usado para os demais seres procariotas. A tendência atual, devido às diferenças estruturais, é utilizar Bacteria apenas para os antigos Eubacteria, ajustando-se os nomes. O Archaea pode ser tratado como um reino, dentro do domínio Procariota, ou como um domínio. Alguns autores ainda classificam o Archaea como um sub-reino dentro do Reino Monera.

    As arquebactérias são semelhantes às bactérias em muitos aspectos da estrutura celular – o mais importante dos quais é a ausência de um núcleo celular diferenciado - e metabolismo, mas apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do ADN e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas.

    Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  66. 1- Diferem quanto à parede celular: grande parte das archeas não possui parede celular, e a parede celular das archeas que a possuem é constituída de polissacarídeos e proteínas. Já as bactérias possuem parede celular, constituída de peptídeoglicanos.

    2- Diferem quanto à organização e ação dos genes: archeas tem organização e ação gênica semelhante aos organismos eucariotos, enquanto as bactérias possuem organização e ação gênica distintas (procariotos).

    3- Diferem quanto ao ambiente que colonizam: archeas habitam ambientes com extremos de temperatura, salinidade e enxofre (fontes quentes, ambientes geotermais, mares salgados, lamas ferventes, cinza vulcânica, entre outros).

    ResponderExcluir
  67. Arquea - acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície da
    Terra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado que
    estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições
    extremas.
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia pouco
    conhecidas);

    Bacteria – são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as
    primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos
    ou ilhas recentemente formadas.

    Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;

    Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;

    Diferem nos ambientes que colonizam:

    ResponderExcluir
  68. Antigamente, o Reino Monera compreendia seres vivos que tinham sua organização celular procariótica, mas ele ficou obsoleto, sendo dividido entre as Bactérias e as Arqueas, já que elas possuem características distintas que não permitia enxergá-las juntas em um mesmo reino. Uma dessas diferenças está na parede celular, muitas Arqueas não possuem parede celular, as que possuem têm parede celular composta por polissacarídeos e proteínas. As bactérias, por sua vez, têm parede celular composta por peptidioglicanos, como sua apormofia. A apormofia das Arqueas é composta de lipídios na membrana plasmática.
    Enquanto as Arqueas são encontradas em ambientes mais extremos (salinidade, temperatura, pH), as Bactérias podem ser encontradas em toda parte (ar, solo, água). Assim, as Arqueas e as Bactérias se diferem nos ambientes que elas colonizam.
    Além disso, a diferença mais marcante está na organização e funcionamento dos genes e a síntese protéica das Arqueas que é muito semelhante com a dos Eucariontes, o que torna elas mais parecidas com eles do que com as bactérias que estavam no mesmo reino que o seu.
    Juliana Guardia nºUSP 7606846

    ResponderExcluir
  69. Antigamente, o Reino Monera compreendia seres vivos que tinham sua organização celular procariótica, mas ele ficou obsoleto, sendo dividido entre as Bactérias e as Arqueas, já que elas possuem características distintas que não permitia enxergá-las juntas em um mesmo reino. Uma dessas diferenças está na parede celular, muitas Arqueas não possuem parede celular, as que possuem têm parede celular composta por polissacarídeos e proteínas. As bactérias, por sua vez, têm parede celular composta por peptidioglicanos, como sua apormofia. A apormofia das Arqueas é composta de lipídios na membrana plasmática.
    Enquanto as Arqueas são encontradas em ambientes mais extremos (salinidade, temperatura, pH), as Bactérias podem ser encontradas em toda parte (ar, solo, água). Assim, as Arqueas e as Bactérias se diferem nos ambientes que elas colonizam.
    Além disso, a diferença mais marcante está na organização e funcionamento dos genes e a síntese protéica das Arqueas que é muito semelhante com a dos Eucariontes, o que torna elas mais parecidas com eles do que com as bactérias que estavam no mesmo reino que o seu.
    Juliana Guardia nºUSP 7606846

    ResponderExcluir
  70. A principal diferença entre os reinos Arquea e Bacteria é em relação à parede celular, diversas arqueas não têm parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos; tem diferenças tambem na organização e funcionamento dos genes, as arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distintas; E por fim, por ter diferença na estrura da parede celular, habitam lugares diferentes, as arqueas não possuindo peptideoglicanos na parede celular conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas, já as bactérias não.

    ResponderExcluir
  71. Arquea e bactérias tem características morfológicas muito semelhantes, são ambas células procarióticas, em sua maioria heterótrofas, sua morfologia difere na membrana celular, nas arqueas ela é formada por glicerol-éter, e nas bactérias é formada por glicerol-éster. Outras características que as diferem é a parede celular de peptidoglicanos que é ausente em arqueas, e os flagelos.
    Devido às semelhanças, arquea e bactéria só foram separadas quando o Microbiólogo Carl Woese usou técnicas de Filogenética (comparação gênica) e descobriu diferenças no sequenciamento da carga gênica. Foi descoberto que as arqueas tinham ação e combinação gênica mais semelhante às dos organismos eucariotos e as bactérias tinham organização e combinação gênica distinta, foi descoberto também que diferiam no ambiente que colonizam.
    Atualmente sabe-se que as arqueas florescem como bactérias metanogênicas (produtoras de metano), halófitas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade com ácido e calor) em lamas e lugares deplecionados de oxigênio enquanto as bactérias por serem os mais resistentes dos seres vivos vivem em todo o planeta, suportando desde temperaturas bem abaixo do congelamento até águas ferventes ou em ácido muito forte.

    ResponderExcluir
  72. As diferenças entre arqueas e bactérias são:
    As arque bactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Além disso, arqueas apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres:
     Algumas espécies de Archaea (Halobacteria) produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina.
     Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo à base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
     Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  73. As diferenças entre arqueas e bactérias são:
    As arque bactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Além disso, arqueas apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres:
     Algumas espécies de Archaea (Halobacteria) produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina.
     Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo à base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
     Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  74. - diversas archaeas não possuem parede celular. As que possuem, sua parede é composta por pollissacarideos e proteinas enquanto que as bactérias possuem parede celular constituída de peptidioglicanas (estrutura que confere rigidez e forma às bactérias, além de proteger a lise osmótica)
    -a organização e funcionamento dos genes das archaeas difere das bactérias pois as arqueas tem organização e ação gênica mais semelhantes as dos organismos eucariotos, já que suas proteínas estão associadas a tradução, transcrição e replicação enquanto que as bactérias são "completamente" procariotas, ou seja, sem semelhanças eucariotas.
    -as archaeas são procariotos extremistas, vivem em condições extremas de temperatura, pressão, concentrações, entre outros enquanto que as bactéria não conseguem.
    Fabiana S. Quaggio-7606061

    ResponderExcluir
  75. Henrique Sanches Gonçalves, n USP: 7606620

    A divisão dos reinos Bacteria e Archaea ocorreu por volta de 1970, por comparação genética, pelo microbiologo Carl Woese. Em suma, acredita-se que as arqueas são , bactérias evoluidas, com algumas características de celulas eucariotas, pois, apesar de não terem núcleo celular diferenciado, como as bacterias, apresentam atividades como processos de transcrição de DNA e síntese proteica idênticos aos das celulas eucariotas.
    Existem diferenças básicas entre as bactérias e as arqueas, tais como:
    - Uma diferença dá-se também pela composição quimica da membrana celular das arqueas, composta por lipídeos de associação glicerol-éter, enquanto as bactérias (e eucariotas) possuem lipídeos de associação glicerol-éster.
    - As arqueas também não possuem parede celular composta de peptidoglicanos, como as bactérias.
    - O flagelo das bacterias também diferem na composição e no desenvolvimento do flagelo das arqueas.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Archaea

    ResponderExcluir
  76. Os reinos antes eram unidos, dentro do contexto de bactérias. Porem em 1970, Carl Woese separou-os devido a suas diferenças genicas.
    O grupo de organismos Archeae parece ter evoluído a partir de uma bactéria e adquiriu características dos eucariotos .Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Finalmente, o flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  77. Arqueas e bactérias são muito semelhantes, somente há poucas décadas foram diferenciadas:

    - Diferem em relação à parede celular:

    Arqueas- diversas arqueas não têm parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídios e proteínas
    Bactérias- a parede celular é constituída por peptidioglicanos

    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes:

    Arqueas- as seqüências codificadas nos genes das arqueas estão mais próximas dos eucariontes do que das bactérias.
    Bactérias- organização e ação gênica distintas;

    - Diferem nos ambientes que colonizam:

    Arquea -
    Produzem metano e outros gases na ausência de oxigênio (bactérias metanogênicas), são encontrados em ambientes salinos (bactérias halóficas), afinidade com ácidos e calor (ternoacidófilas).
    Bacteria – são os mais resistentes dos seres vivos.
    sobrevivem desde temperaturas muito baixas (bem abaixo do congelamento, por anos) até fontes de água fervente.Crescem em ácido muito forte. Vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    ResponderExcluir
  78. Professor, algumas das diferenças que encontrei:

    -As arqueas possuem o processo de transcrição do DNA e da síntese proteica igual dos eucariotos.

    -Grande divergência genética entre bactérias e arqueas.

    -Cerca de metade dos organismos deste grupo são metanogênicos, isto é, possuem habilidade de produzir grandes quantidades de gás metano. São encontradas em ambientes com ausência de oxigênio e abundância de matéria orgânica, como brejos, açudes, lagos, sedimentos marinhos e rúmen de bovinos.

    -Muitas delas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas nas quais tal estrutura está presente e são constituídas por polissacarídeos e/ou proteínas. Já nas bactérias, a parede está presente, sendo composta por peptidioglicanos.

    -São capazes de habitar ambientes extremos, como fontes termais, fendas vulcânicas, águas extremamente salgadas ou geladas e ambientes com extrema acidez.

    ResponderExcluir
  79. MELISSA K ALVES N° USP 7663872

    Na década de 80, Woese iniciou seus estudos de análise filogenética de todas as formas de vida celulares, baseado na comparação de seqüências de pequenas sub-unidades do RNA ribossômico (rRNA) existentes em todos os organismos, revelando uma dicotomia entre procariotos, o que levou Woese a definir os domínios Bacteria e Archaea bem distintos

    As arqueas podem viver em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueas em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.
    As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:

    Quanto à composição da parede celular
    Bacteria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou Polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    ResponderExcluir
  80. Arquea não possuem parede celular de peptideoglicanos (confere rigidez a parede celular de bactérias, determina sua forma e protege da lise osmótica), possuem membrana celular com lipídios de uma associação glicerol-éter, enquanto das bactérias são compostos de glicerol-éster.
    Arqueas podem ser encontradas nos mais diversos ecossistemas (ambientes de altas temperaturas, salinidade, extremos de pH e fundos de oceanos). Isto faz lembrar as condições primitivas da Terra, portanto, tudo indica que as arqueas conservaram estas características fisiológicas primitivas mais do que as bactérias. Por isso, sobrevivem e habitam tais lugares inóspitos ao contrário das bactérias.
    A terceira diferença está na organização e funcionamento do gene: arqueas possuem uma organização e ação gênica mais semelhante a de eucariotos.Já a organização e ação gênica de bactérias é mais semelhante a de procariotos.

    Bárbara C. Vido Pereira - Nº USP: 7699587

    ResponderExcluir
  81. Diferenças entre Archaea e bactérias:
    - Archaea apresentam mecanismo de produção de ATP radicalmente diferente do habitual, pois utilizam um pigmento vermelho único, bacterriorrodopsina, que funciona como uma bomba de prótons
    - Arquebactérias apresentam uma membrana celular com lípidos associados de glicerol-éter.
    - Os Archaea não apresentam parede celular de peptidoglicanos.
    - O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    Renan Antonio Roma
    número USP: 7607573

    ResponderExcluir
  82. As arqueas são os únicos organismos descobertos até hoje que conseguem sobreviver a temperaturas acima de 99˚C. As adaptações das arqueas para as altas temperaturas são a maior rigidez da parede células, maior empacotamento do DNA e maior quantidade de histonas e, para evitar a desnaturação das proteínas, há aumento do número de pontes de hidrogênio e das interações hidrofóbicas e menor porcentagem de aminoácidos termolábeis.
    Também são os únicos organismos conhecidos que produzem metano como resíduo de seu metabolismo. Além disso, pode-se diferenciar as arqueas de bactérias pelo aminoácido de iniciação protéica: nas bactérias, é o N-formil metionina e nas arqueas, é a metionina.
    A composição da parede celular também é diferente, assim como a estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática. A parede celular é composta por peptídeo-glicano nas bactérias e por proteínas ou polissacarídeos nas arqueas. A membrana citoplasmática é formada nas bactérias por ácidos graxos de cadeia longa e nas arqueas por alcoóis de cadeia longa ramificada.

    fontes:
    http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio30/archaea.pdf
    http://bervieira.sites.uol.com.br/taxo.htm
    http://pathmicro.med.sc.edu/portuguese/chapter_1_bp.htm

    Laura Helena Porcari Simões

    ResponderExcluir
  83. As Archaea, devido a sua observação em ambientes antes considerados inóspitos (altas salinidades, extrema acidez - pH por volta de 2, temperaturas próximas a 100ºC, e por muitas vezes, ausência total de gás oxigênio), foram primeiramente denominadas Arqueobactérias, pois acreditava-se que essas características correspondiam às mesmas observadas nos primórdios da vida na Terra. Dessa forma, elas seriam “ancestrais” das bactérias.
    Porém, a partir dos trabalhos realizados por Carl Woese e seus colaboradores, essa hipótese foi refutada. Woese provou, a partir de sequenciamentos genômicos, que as Archaea e as bactérias pertenciam a domínios distintos.
    Dentre suas diferenças, destacam-se:
    - As paredes celulares das Archaea, quando presentes, não apresentam peptideoglicano como nas eubactérias;
    -Sua tradução de proteínas aproxima-se mais àquela verificadada nos Eucarya, sem que haja a participação da formil-metionina – como observado nas eubactérias;
    - O cromossomo das Archaea assemelha-se ao das bactérias quando se trata de número e formato, uma vez que ele é único e circular, na maioria dos casos. Porém, há proteínas do tipo histona que associam-se ao seu DNA, atuando na manutenção de sua estrutura e afetando também a expressão gênica - ou seja, sua organização cromossômica é mais próxima dos eucariotos.

    ResponderExcluir
  84. A divisão do reino Monera em seres procariontes e eucariontes está sendo cada vez menos utilizada. Através de estudos mais aprofundados, por comparações genéticas, chegou-se a conclusão de que a classificação fica mais concreta com os seguintes reinos: Bactérias e Archaea.

    Bactéria: o reino consiste em bactérias, cianobactérias, rickéttsias (parasitas intracelulares minúsculos) e microplasmas (menores organismos capazes de se autorreplicar). Membrana plasmática recoberta pela parede celular.
    Gram-positivas – sensíveis a sulfa e possuem parede celular formada por uma só camada. Possuem a cor violeta ao serem coradas.
    Gram-negativas – sensíveis a penicilina e possuem parede formada por duas camadas e possuem cor rosa ao serem coradas. São mais perigosas por suas paredes serem mais resistentes, dificultando a entrada de antibióticos.
    Archaea: não possuem peptideoglicanos na parede celular, produzem metano como resíduo do metabolismo, tem capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como vulcões, regiões muito salinas e pântanos (pois prodezem metano).

    ResponderExcluir
  85. Diferença entre Archea e bactéria
    O domínio Archea é formado por organismos que toleram e crescem em ambientes considerados impróprios para a vida, como fontes termais, águas extremamentes salgadas, temperaturas baixas e condições extremas de pH. O estudo desses organismos é importante para fornecer informações sobre a origem da vida na Terra, bem como estratégia adaptativa aos ambientes onde esta prosperou.
    Diferenças entre bactérias e arqueas:
    • Parede celular diferente (archaea - sem peptideoglicana);
    • Membrana plasmática variante;
    • Proteínas associadas;

    ResponderExcluir
  86. Arqueas(Domínio Archaea):Não são bactérias, mas são procariontes. Elas são radicais e exóticas e foram isoladas e classificadas como arqueas (domínio Archaea), em 1970, pelo microbiologista Carl Woese.São encontradas principalmente em condições extremas de ambiente, apresentam como característica um grande potencial para remedir biologicamente áreas marinhas contaminadas por petróleo, algumas produzem metano (o gás venenoso dos pântanos) e vivem na completa ausência de do oxigênio, este grupo de microrganismos, por terem características de serem ativas em vários valores extremos de pH e temperatura, apresentam produtos como as enzimas e outras substâncias com grande potencial para aplicação industrial e biotecnológica.Umas das principais diferença entre bactérias e arqueas é que as bactérias podem causar doenças e as arqueas não.

    ResponderExcluir
  87. Características bioquímicas exclusivas:
    Quiralidade nos fosfolipídios
    O esteroisômero do glicerol que é um constituinte dos fosfolipídios da membrana dos Archaea é o L-glicerol enquanto que o encontrado nos fosfolipídios de membrana das eubactérias e eucariotos é o D-glicerol.
    Sintese de proteína inibida por clorafenicol e estreptomicina em bactérias é presente em Archea ausente.

    ResponderExcluir
  88. Nathalia da Mota P. V. Ribeiro – Nº USP 7605866

    As Archaeas mantem sua funcionalidade em condições de temperatura tão altas que seriam danosas para a maioria das biomoléculas dos organismos mesófilos. Segundo estudos, as Arqueas parecem ser os únicos organismos vivos descobertos que podem sobreviver a temperaturas acima de 95ºC (fenótipo hipertermofílico).
    A Archaea também possui metabolismo metanogênico – produz metano como resíduo de seu metabolismo. A parede celular delas são compostas por glicoproteínas e peptideoglicano, as quais apresentam uma maior porcentagem de aminoácidos ácidos que atraem os íons Na+ para o redor da célula. A ligação dos íons com a parede celular estabiliza esta – impedindo a lise.
    A mureína está presente somente na parede celular das bactérias, as quais executam a síntese de proteínas inibida por cloranfenicol e estreptomicina. Entretanto, as archaeas realizam a síntese de proteínas inibida pela toxina da difteria.
    Enquanto isso, as bactérias apresentam parede celular de peptideoglicano, não produzem metano como resíduo e possuem grande diferença entre as arqueas em relação à organização dos sistemas de processamento de informações.

    Referências bibliográficas
    Archaea: Potencial Biotecnológico, Revista Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento – Edição nº 30 – janeiro/junho 2003. Disponível em: , acessado dia 18/03/2012.

    ResponderExcluir
  89. Nathalia da Mota P. V. Ribeiro – Nº USP 7605866

    As Archaeas mantem sua funcionalidade em condições de temperatura tão altas que seriam danosas para a maioria das biomoléculas dos organismos mesófilos. Segundo estudos, as Arqueas parecem ser os únicos organismos vivos descobertos que podem sobreviver a temperaturas acima de 95ºC (fenótipo hipertermofílico).
    A Archaea também possui metabolismo metanogênico – produz metano como resíduo de seu metabolismo. A parede celular delas são compostas por glicoproteínas e peptideoglicano, as quais apresentam uma maior porcentagem de aminoácidos ácidos que atraem os íons Na+ para o redor da célula. A ligação dos íons com a parede celular estabiliza esta – impedindo a lise.
    A mureína está presente somente na parede celular das bactérias, as quais executam a síntese de proteínas inibida por cloranfenicol e estreptomicina. Entretanto, as archaeas realizam a síntese de proteínas inibida pela toxina da difteria.
    Enquanto isso, as bactérias apresentam parede celular de peptideoglicano, não produzem metano como resíduo e possuem grande diferença entre as arqueas em relação à organização dos sistemas de processamento de informações.

    Referências bibliográficas
    Archaea: Potencial Biotecnológico, Revista Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento – Edição nº 30 – janeiro/junho 2003. Disponível em: , acessado dia 18/03/2012.

    ResponderExcluir
  90. Archaea é um dominio de seres vivos relacionados com as bactérias, são procariotos dos quais grande parte vive em lugares extremos, por exemplo pantânos, lagos salinos e etc.
    Diferentemente das bactérias, as arqueas adquiriram características de seres eucariontes, como também possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias são compostos de glicerol-éster, e também não possuem parede celular de peptidoglicanos (heteropolissacarídeo ligado a péptidos presente na parede celular de procariontes).

    Pedro Henrique Alves Pereira

    ResponderExcluir
  91. As arqueobactérias são semelhantes às bacterias em alguns aspectos da estrutura celular: ausência de um núcleo celular diferenciado
    e metabolismo.Mas apresentam muitas diferenças importantes,como por exemplo,os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica
    que são bastante parecidos com os eucariotos.Destacando 3 principais diferenças temos,quanto:

    À membrana citoplasmática,que nas Archaeas a composição química e o arranjo sao totalmente diferentes das membranas citoplasmáticas de quase
    todas as bactérias e de todos os eucariotos.As arqueobactérias apresentam alto conteúdo proteico,composta por sulfolipídeos,glicolipídeos,
    hidrocarbonetos ramificados,isoprenoides e fosfolipídeos.Enquanto, bactérias e eucariotos são compostos apenas por fosfolipídeos.Além disso,
    os lipídeos estruturam-se em cadeia ramificada e não de forma linear,comum nos outros dois domínios.
    À transcrição,que em relação aos promotores apresenta mais semelhanças com os de eucariotos que de bactérias.A RNA polimerase é mais complexa
    que a de bactérias,podendo ser composta por 8 polipeptídeos em metanogênicas e halofílicas (em bactérias são 4).Nas hipertermófilas,podem existir
    10 polipeptídeos distintos,assemelhando-se à RNA polimerase de eucariotos.
    Ao flagelo.Este,difere totalmente do flagelo bacteriano,já que não apresentam a estruturação em corpo basal,gancho e filamento.Nas Archaeas,o flagelo
    não apresenta os anéis observados nas bactérias e,geralmente,é composto por flagelina,a qual exibe composição similar a várias fimbrias. Ao que parece,
    o flagelo é composto por flagelina,que se organiza a partir da membrana citoplasmática,projetando-se para o exterior da célula.Enquanto o flagelo bacteriano
    é um tubo oco,com 20 nanômetros de espessura,composto pela proteína flagelina,de forma helicoidal com uma dobra à saída da membrana celular(e nao a membrana citoplasmática) chamada gancho,que
    faz com que a hélice fique virada para o exterior da célula.
    Att,Isadora O. Rodrigues

    ResponderExcluir
  92. As 3 diferenças entre Archaea e Bactérias são: nas arqueas os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica são idênticos aos dos eucariotas; algumas espécies de Archaea (Halobacteria), produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina e outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.

    Nilo Corrêa da Silva Rossetti

    ResponderExcluir
  93. Trabalho de Microbiologia


    - Diferença entre Archea e Bactéria.

    Muitas pesquisas têm concluído que as bactérias se reúnem em dois grupos
    diferentes e antigos: Archea e Bactéria. As bactérias são os seres mais abundantes da terra, vivem em todos os ambientes. São a maioria de nutrição heterótrofa, vivendo da saprobiose, do mutualismo e parasitismo.

    Os seres vivos procarióticos, genericamente chamados de bactérias (Reino Monera), pertencem a dois grupos distintos: as bactérias e arqueas. Suas diferenças são tão significativas que podem ser classificados como dois reinos (ou domínios) à parte, dependendo do sistema de classificação:




    Arqueas e bactérias constituem a maioria dos seres vivos do planeta. Outrora, eram chamados de arqueobactérias e eubactérias, mas como essas são menos aparentadas dos organismos eucarióticos do que aquelas; passaram a ser denominados como foi aqui apresentado.

    As arqueas são típicas de ambientes extremos, como fontes termais, fendas vulcânicas, águas extremamente salgadas ou geladas, dentre outros. Muitas delas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas nas quais tal estrutura está presente e são constituídas por polissacarídeos e/ou proteínas.

    Já nas bactérias, a parede está presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    tais seres vivos podem exercer função decompositora, podem atuar como quimiossintetizantes ou fotossintetizantes, ou mesmo viver em associação ou parasitando outros organismos. Quanto às suas formas, podem ser espiraladas, em forma de vírgula, circulares ou em bastões; sendo que essas duas últimas podem formar colônias.

    Aluno: Luiz Henrique Zanin Weber NºUSP: 7664014

    ResponderExcluir
  94. As Arqueas são seres encontrados,geralmete, em ambientes extremos (fontes termais, geleiras, lagos altamente salinizados etc.) e diferem das Bactérias por possuírem ou não parede celular, sendo que a parede celular é de composição bioquimica proteoglicanas e proteinas. Apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo mas parecidas com eles do que com as bacterias.

    ResponderExcluir
  95. Em síntese, podemos citar que a parede celular das bactérias é composta basicamente de peptídeoglicanos, nas archaeas é estruturada a partir de glicoproteínas, pseudo-peptideoglicanos e outros. Archaeas não apresentam mureína na parede celular, importante heteropolímero que serve como componente protetor no esqueleto da parede celular, ao contrário da maioria das bactérias. Os lipídeos que existem na membrana celular das bactérias são de modo geral, glicerídeos ligados a éster, não ramificados, saturados ou mono-insaturados. Em contraste, vemos nas archaeas isoprenóides, glicorol diéter ou di-glicerol tetraéter, e essa não é uma bi-camada, mas em vez disso é composta por longas cadeias de carbono ramificadas, e possui glicerol ligado nas duas extremidades. Apenas as bactérias tem a síntese de proteínas inibida por cloranfenicol e estreptomicina e apenas as archaeas pela toxina da difteria. Estas tem 3 RNA polimerases, bactérias possuem apenas uma. Mas a diferença mais marcante está na organização e funcionamento dos genes. Estudos mostram que as seqüências codificadas nos genes das archaeas estão mais próximas dos eucariontes do que das bactérias.

    ResponderExcluir
  96. O Reino Monera, segundo Woese, foi dividido em Archaea e Bactéria, pois estes grupos de procariotos apresetam inúmeras diferenças, estando o Archaea mais próximo até mesmo dos eucariotos que das bactérias.
    As arqueobactérias habitam locais com condições extremas, onde somente este grupo consegue sobreviver. Assim as arqueobactérias apresentam um faixa de temperatura ideal de crescimento muito ampla, de 2ºC a 100ºC, enquanto para as bactérias de 20ºC a 40ºC. Além disso, o grupo Archaea é tolerante a altas pressões atmosféricas, a oscilação de pH, a níveis intensos de salinidade, Já as bactérias não apresentam essas características e precisam de um pH próximo do neutro.
    A parede celular é composta por proteínas e polissacarídeos no Archaea; nas Bactérias por petptídeo-glucano. Outra diferença básica entre esses grupos procariotos é que a síntese protéica é iniciada, nas bactérias, por aminoácidos N-formil metionina; e nas arqueobactérias o aminoácido é a metionina.
    Por fim, ambos os grupos Archaea e Bactérias apresentam número cromossômico 1, com conformação circular (no Archaea tem algumas exceções) e ausência de membrana plástica; em contraponto como características em comum.

    Bibliografia

    Taxonomia. Disponível em:
    http://bervieira.sites.uol.com.br/taxo.htm. Acessado em 19 de março de 2012.

    ResponderExcluir
  97. Podemos destacar varias diferenças entre Arqueas e bactérias, entre elas:

    1) A parede celular as Arqueas não possuem peptideoglicanos, como nas bactérias, mas sim outras glicoproteinas ou polissacarídeos;
    2) Os fosfolipídeos da membrana celular de Arqueas tem em sua constituição o L-glicerol, um estereoisomero do D-glicerol, encontrado nos fosfolipídeos de membrana das bactérias;
    3) Ainda sobre os fosfolipídeos de membrana, nas Arqueas, o L-glicerol se liga a isoprenóides por ligações éter para formar os fosfolipídeos, porém nas bactérias o D-glicerol se liga a ácidos graxos por ligações éster para formar os fosfolipídeos;
    4) Os ribossomos de Arquea, apesar de tamanho igual ao de bactérias(70S), é funcinalmente similar aos ribossomos de eucariotos, possuindo tRNAs e fatores de tradução muito parecidos com os de eucariotos.

    Alexandre Granado Vaz

    ResponderExcluir
  98. Os chamados procariotos que constituem a maioria dos seres vivos pertencem a dois grupos: as Arqueas e as Bactérias.As diferenças entre estes consiste basicamente no fato de algumas arqueas nao possuírem parede celular , no entanto há aquelas nas quais as estruturas estão presentes e são constituídos por proteínas eou polissacarídeos, além disso elas produzem metano como resíduo do metabolismo e tem capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas. Já as bacterias possuem peptideoglicanos na parede celular, algumas podem sobreviver em temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    ResponderExcluir
  99. As archaeas são microorganimos capazes de se desenvolver em ambientes inóspitos para a vida, como ambientes geotermais(fundo oceânico com alta temperatura,liberação de gases e ausência de oxigênio),lamas ferventes, cinza vulcânica. Sua parede celular é constituída de polissacarídeos e proteínas, enquanto que a parede celular das bactérias é formada por peptideoglicanos.

    Outra diferença que encontramos entre archaea e bactéria é a possibilidade de cultivo em laboratório. Enquanto esta é altamente cultivada, aquela ainda tem grandes restrições para o cultivo devido ao baixo conhecimento sobre sua fisiologia e morfologia.

    Uma característica exclusiva das archaeas é seu metabolismo metanogênico,capaz de produzir metano como resíduo de seu metabolismo, característica esta que não é encontrada nas bactérias.

    O grupo de termoplasmas, presente no reino archaea, é caracterizado pela ausência de parede celular; e isto não ocorre com as bactérias.

    Lívia Delião Brigliadori

    ResponderExcluir
  100. Bactérias e Archaeas possuem diferenças em relação a parede celular. As primeiras apresentam parede constituída por peptidoglicanos; já as Archaeas apresentam parede celular formada por polissacarídeos e proteínas.

    Outro aspecto em que esses organismos se diferem é no funcionamento e organização gênica. Archaeas têm organização e ação gênica mais parecida com seres eucarióticos; por outro lado, bactérias têm organização e ação gênica distintas.

    Por fim, esses organismos apresentam diferenças quanto ao ambiente que colonizam. Atualmente se sabe que Archaeas são seres metanogênicos (produtores de metano), halofílicos (afinidade com ambientes salinos) e termoacidofílicos(afinidade com ácidos e calor); vivem em lamas e solos sem oxigênio (anóxicos), ou lugares similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura e liberação de gases), mares salgados, lamas ferventes, cinza vulcânica. Já as bactérias podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias. Na natureza, as bactérias vivem em uma enorme variedade de nichos ecológicos e mostram uma riqueza correspondente na sua composição bioquímica básica. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias) ou, ainda, ser anaeróbias facultativas. As eubactérias, são encontrados na água, solo e organismos vivos maiores.

    ResponderExcluir
  101. Fredericko Baraldi número USP: 7134200

    ->Primeira difereça entre arqueas e bactérias:
    A parede celular das archeas são constituídas por polissacarídeos e/ou proteínas, já nas bactérias ela é composta por peptidioglicanos, (quando presente em ambos os casos)

    ->Segunda diferença entre arqueas e bactérias:
    A síntese proteíca das arqueas é idêntica ao dos Eucariontes, diferentemente das bactérias que é uma síntese proteica de procariontes.

    ->Terceira diferença entre arqueas e bactérias:
    O ambiente que colonizam, as arqueas são geralmente encontradas em ambientes extremos (salinidade, temperatura, pH…), oque não ocorre com as bactérias (em sua maioria).

    ResponderExcluir
  102. As diferenças fundamentais entre os dois grupos de procariotos são:
    1. Quanto à composição da parede celular
    Bacteria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.
    2. Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).
    3. Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.
    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc

    ResponderExcluir
  103. Pesquisa sobre Archaea
    Uma das diferenças entre Archaea e outras bactérias é a presença dos 2 flagelos, sendo um deles oco e possui pelos chamados "mastigonemos", enquanto as outras bactérias nao possuem os mastigonemos.
    Os Archaea não possuem parede celular de peptidoglicanos.
    Archaeas se produzem assexuadamente por fissão binária, fragmentação, brotação, diferente das bactérias e eucariotos.
    Bactérias e eucariotas possuem membranas compostas principalmente de glicerol-éster de lipídios, enquanto archaea têm membranas compostas de glicerol éter-lipídios. A diferença é o tipo de ligação que une os lípidos à porção glicerol; os dois tipos são mostrados na amarelo na figura do lado direito. Em lípidos éster esta é uma ligação éster, enquanto que em éteres lipídicos esta é uma ligação éter. Ligações éter são quimicamente mais resistente do que ligações éster. Esta estabilidade pode ajudar archaea para sobreviver temperaturas extremas e ambientes muito ácidas ou alcalinas. As bactérias e os eucariotas contêm alguns éteres lipídicos, mas em contraste com archaea estes lípidos não são uma parte importante de suas membranas.

    Guilherme Fachini Número USP:7607152

    ResponderExcluir
  104. Arqueas e bactérias são muito semelhantes, somente há poucas décadas foram
    diferenciadas (técnicas de análise molecular);
    - Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;
    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;
    - Diferem nos ambientes que colonizam:



    As Arqueas são seres geralmente encontrados em ambientes extremos (salinidade, temperatura, pH…) e diferem das Bactérias por possuírem parede celular de composição distinta (algumas não possuem parede) e apresentarem organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes, sendo efetivamente mais proximamente relacionadas a eles do que com as bactérias.

    As bactérias e arqueas são seres:
    Unicelulares, que podem viver isolados ou em colônias.
    PROCARIONTES, ou seja, não possuem compartimentos membranosos internos, como a membrana nuclear (CARIOTECA). Os outros 4 Reinos de seres vivos são de seres eucariontes.
    OBS: Recentemente foram descobertos em bactérias, compartimentos membranosos semelhantes aos acidocalcissomos de eucariontes, cujas funções parecem estar relacionadas ao armazenamento de íons Ca+2, metabolismo energético e regulação do pH celular.
    Autotróficos ou heterótrofos, aeróbios ou anaeróbios.


    Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas). Podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencem ao Domínio homônimo Bacteria. Podem viver na presença de ar (aeróbias), na ausência de ar (anaeróbias), ou ainda serem anaeróbias facultativas.

    ResponderExcluir
  105. As bactérias diferem das arqueas com relação a parede celular, nas arqueas com parede celular, elas são constituídas por polissacarídeos e proteínas, mas também as arqueas podem não possuir parede celular, já nas bactérias são constituídas por peptidioglicanos, moléculas de polissacarídeo glicosaminoglicano, unidos a quatro cadeias de aminoácidos (tetrapeptídios); as bactérias são organismos autótrofos que realizam a fotossíntese ou então quimiossintese. Arqueas no entanto, são típicas de ambientes extremos, como fendas vulcânicas, águas extremamente salgadas ou geladas, entre outras; os dois grupos já foram classificados em um mesmo grupo, mas após observados essas diferenças, assim como o seu comportamento e, ou, hábito de desenvolvimento.

    Ricardo Luiz Cezario Gonçalves #6919972

    ResponderExcluir
  106. As bactérias são na maioria de nutrição heterótrofa, vivendo da saprobiose, do mutualismo e parasitismo. As bactérias autótrofas realizam a fotossíntese ou então a quimiossíntese São unicelulares e têm célula procariótica. São cruciais para a saúde dos sistemas digestivos, manutenção do solo na agricultura e para a existência do ar que respiramos, As bactérias podem tanto curar como causar doenças.
    As archaeas apresentam formas variadas, podendo ser retangulares, redondas, espiraladas, alongadas ou ainda apresentar forma irregular. Algumas vivem isoladas e outras em grupos. Fosseis de archaeas de 3.8 bilhões de anos já foram encontrados, indicando a presença deste grupo de micróbios, quando a atmosfera terrestre era rica em amônia e metano. Além disso, archaeas metanogênicas foram descobertas no trato digestivo dos animais, como ruminantes e em cupins, onde vivem simbioticamente do hidrogênio e dióxido de carbono (CO2) produzido por outros micróbios, fornecendo por sua vez energia para estes microrganismos. Já foram detectadas também no intestino de seres humanos.


    Algumas diferenças:

    • Diferem em relação à parede celular: diversas archaeas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, nas
    bactérias é de peptidoglicanos.
    • Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas.

    • Diferem nos ambientes que colonizam:
    -Bactérias: Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as primeiras a invadir e colonizar novos habitat: terra que foi queimada, solos vulcânicos ou ilhas recentemente formadas. Algumas podem sobreviver a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    -Archaeas: em lamas e solos com falta de oxigênio (anóxicos), ou lugares similares: fontes quentes, ambientes geotérmicos (fundo oceânico com alta temperatura, liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório.

    Fabiana Forte - 7606015

    ResponderExcluir
  107. Os chamados procariotos que constituem a maioria dos seres vivos pertencem a dois grupos: as Arqueas e as Bactérias.As diferenças entre estes consiste basicamente no fato de algumas arqueas nao possuírem parede celular , no entanto há aquelas nas quais as estruturas estão presentes e são constituídos por proteínas eou polissacarídeos, além disso elas produzem metano como resíduo do metabolismo e tem capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas. Já as bacterias possuem peptideoglicanos na parede celular, algumas podem sobreviver em temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    ResponderExcluir
  108. Na década de 1970 ocorreu a separação dos reinos Bacteria e Archaea, devido à descobertas do microbiólogo Carl Woese, que utilizou comparação genética. Este grupo de organismos parece ter evoluído a partir de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.
    São semelhantes às bactérias em muitos aspectos da estrutura celular e metabolismo mas apresentam diferenças importantes como os processos de transcrição do DNA e da síntese protéica que são idênticos aos eucariotas, mas o aspecto mais marcante é o metabolismo de alguns desses seres. Algumas espécies de Archaea produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodospsina. Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra. Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano. Além disso as arquebactérias possuem membrana celular celular com lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    MARCELO GRISOLIA GIORGETTI NUMERO USP: 7606568

    ResponderExcluir
  109. Existem dois grupos de procariotos reconhecidos atualmente, que são as Archaea e Bacteria. Pelo trabalho de Woese, levando em conta dados de filogenia molecular, elas são tão diferentes que ocupam dois domínios, e as Archaea são mais próximas dos eucariotos (Eucarya) do que de Bactéria. Diferente das bactérias, as arquebacterias geralmente são quimiotróficas, muitas das quais sobrevivem em lugares extremos (Extremófilo) como fontes de água quente, lagos ou mares muito salinos, pântanos (onde produzem metano) e ambientes ricos em gás sulfídrico e com altas temperaturas e pressões. Alem disso, ha diferença entre os processos de transcrição do ADN e da síntese proteica, membrana celular com lípidos compostos de elementos diferentes e as arquebacterias não possuem uma parede celular de peptidoglicanos, como as bactérias.

    ResponderExcluir
  110. Segue abaixo algumas diferenças notadas entre Archaea e Bactérias

    Processo de transcrição do DNA e síntese proteica idêntico ao do eucariota.

    Archebactéria possuem uma membrana celular com lipídeos compostos por uma associação de glicerol-éter, enquanto o das bactérias eucariotas é glicerol-éster.

    Archaea, ao contrario das bactérias não possuem parede celular de PEPTIDOGLICANOS.

    O mastigonemos dos Archaea é diferente, um deles é oco e revestido por pelos.

    Pedro Abílio Antonelli Neto

    ResponderExcluir
  111. Diferenças entre Archaea e Bacteria

    1. Uma característica que ajudou a separar as Archaea das Bacteria é que as primeiras são encontradas em ambientes inóspitos em que se acreditava não haver nenhuma forma de vida: em crateras de vulcões, em vãos de rochas, dentro de bolhas d'água 5 vezes mais salgada que a água do mar ou em poças de ácidos/ metais pesados, até mesmo em locais com radiação; enfim em condições extremamente salinas, com temperatura muito elevada e ás vezes sem oxigenio.

    2. Seu nome significa antigo, pois descobriu-se que existem há mais de 4 milhoes de anos - antes mesmo de que se acredita que a vida tivesse surgido no planeta. São como as ancestrais das bactérias "modernas", as que se conhecia até Carl Woese.

    3. Os Archaea nao possuem peptideoglicanos em sua parede celular como as outras bactérias. O peptideoglicano é um heteropolissacarideo formado por 2 tipos de açucares e alguns aminoácidos, confere rigidez à parede celular, determinando sua forma e impedindo sua lise.

    4. Os Archaea alimentam-se de hidrogenio, compostos sulfúricos, manganês e outros metais pesados, dispensando totalmente a fotossíntese e a luz solar como fonte de energia. Enquanto as Bacteria são autótrofas (quimio ou fotossintetizantes) ou heterótrofas (alimentam-se de MO morta ou de animais e plantas vivos), isto é, são encontradas em ambientes com disponibilidade de nutrientes.

    5. Os promotores de transcrição dos Archaea sao mais similares aos dos eucariotos do que das Bacteria; a tradução nos Archaea também se assemelha mais ao processo dos eucariotos.

    Rafaella Mazza
    n USP 7606036
    Turma Teórica Terca feira 8h

    ResponderExcluir
  112. Arqueas e bactérias são muito semelhantes, somente há pouco tempo foram
    diferenciadas, diferem em relação à parede celular(diversas arqueas não têm parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos); na organização e funcionamento dos genes (arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distintas); nos ambientes que colonizam: (Archea- estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições extremas, mares salgados, lamas ferventes, cinza vulcânica sendo até hoje impossibilitado o cultivo em laboratório; Bactéria- mais resistentes dos seres vivos, algumas podem sobreviver a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, outras permanecem em fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas).

    ResponderExcluir
  113. 1)Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;
    2)Diferem na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;
    3)Diferem nos ambientes que colonizam.

    ResponderExcluir
  114. Muitos foram os estudiosos que procuraram maneiras coerentes para classificar a diversidade de vida na terra. Com o avanço tecnológico, foi possível compor árvores filogenéticas ( a partir do sequenciamento de DNA), que previam com maior exatidão, o grau de proximidade e parentesco dos seres vivos. Em resposta a esse avanço, Carl Woese propôs em 1990 o agrupamento dos diferentes reinos da taxonomia tradicional em três grandes clados que designou por domínios.
    Domínio é a designação dada em biologia de nível mais elevado utilizado para agrupar os organismos numa classificação científica. Um domínio abrange diferentes reinos, e os vários domínios definem o super-domínio Biota. Assim, de acordo com a proposta de Woese, os seres vivos poderiam ser agrupados em três grandes domínios: Bacteria (anteriormente denominadas eubactérias), Archaea (as "arqueobactérias") e Eucarya (Eucariotos).
    Há muitas diferenças entres estes três domínios, as diferenças existentes entre o domínio archaea e bactéria são relevantes, por serem confundidas. As archeobactérias não correspondem aos ancestrais das bactérias atuais, visto que, sua possível origem ocorre quase que concomitantemente à origem das bactérias mais primitivas. Além disso as "arqueobactérias" ocupam uma posição intermediária entre os domínios Bacteria e Eucarya, sugerindo que estas correspondem a um grupo de organismos diferentes de bactérias e de células eucarióticas. De fato, estudos genéticos e fisiológicos posteriormente revelaram que tais organismos apresentam características de bactérias, de eucariotos, além de características exclusivas, não encontradas em qualquer outro domínio. Por esta razão, deixaram de ser denominadas "arqueobactérias", recebendo a denominação archaea. Embora inicialmente fossem consideradas organismos restritos a ambientes extremos, muitas archaea vêm sendo isoladas de ambientes favoráveis aos demais organismos procarióticos e eucarióticos.
    Muitas archaea, inclusive aquelas sem parede celular, podem apresentar flagelos. Estes diferem totalmente dos flagelos bacterianos, uma vez que não apresentam a estruturação em corpo basal, gancho e filamento. Nas Archaea, o flagelo não apresenta os anéis observados nas bactérias e, geralmente, é composto por vários tipos de “flagelina”, que exibe composição similar a várias fímbrias.
    Em relação a transcrição, A RNA polimerase das archaeas é mais complexa que a de bactérias, podendo ser composta por 8 polipeptídeos em metanogênicas e halofílicas (enquanto em Bacteria são 4).
    Outra característica que difere os dois domínios é a Membrana Citoplasmática: no domínio archaea há uma estrutura única, apresentando composição química e arranjo totalmente diferentes das membranas citoplasmáticas de quase todas as bactérias e de todos eucariotos.Tendo como composição sulfolipídeos, glicolipídeos, hidrocarbonetos ramificados, isoprenoides e fosfolipídeos (único comum a todos).

    ResponderExcluir
  115. Diferenças entre Bactérias e Arqueas

    Bactérias:

    Parede celular constituída de peptidioglicano para proteção
    Ação gênica e ação gênica distintas
    Vivem em quase todos os ambientes



    Arqueas:

    Parede celular ausente ou constituída de polissacarídeos e proteínas
    Ação gênica mais semelhante às dos eucariotos
    Vivem em ambientes sem condições extremas

    ResponderExcluir
  116. Nome: Eduardo Ribeiro Garcia
    Número USP: 7607580

    Archaea:
    As Archaeas são seres vivos que apresentam várias caracteristicas comuns com as bactérias, como a ausência de um núcleo celular diferenciado e metabolismo. Porém os fatores que as diferenciam das bastérias,consistem:
    - Os processos de transcrição de DNA e síntese protéica são semelhantes aos seres eucariontes.
    - Não apresentam peptidioglicanos na composição de sua parede celular.
    - Produzem metano como resíduo do metabolismo.

    ResponderExcluir
  117. Arqueas e bactérias são os seres mais abundantes do planeta e diferem de todos os demais seres vivos por apresentarem células procarióticas; protoctistas, fungos, plantas e animais possuem células eucarióticas.

    A constituição química da parede celular é uma diferença importante entre bactérias e arqueas: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos.
    A diferença marcante entre bactérias e arqueas reside na organização e no funcionanento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas.

    Além dessas diferenças, também podemos dizer que as bactérias vivem em ambientes comuns aos demais seres vivos, já as arqueas conseguem habitar regiões extremas (fundo do oceano).

    Michelle Catelan

    ResponderExcluir
  118. Diferenças entre Archaea e Bactérias

    A estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática , nas bactérias essas estruturas são constituídas por ácidos graxos de cadeia longa ,já nas Archaea álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis)

    A composição da parede celular , as bactérias possuem parede constituída por peptídeo-glicano enquanto a das Archaea é constituída por proteínas ou polissacarídeos

    A síntese protéica, na bactéria o aminoácido usado para iniciar a cadeia proteica é sempre o N-formil metionina , nas Archaeas o aminoácido é a metionina

    Outro aspecto que também chama atenção é que as arqueobactérias formam produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, ambientes muito quentes ,em fontes de enxofre, entre outros .

    ResponderExcluir
  119. Apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais marcante talvez seja o metabolismo de alguns destes seres:
     Algumas espécies de Archaea (Halobacteria), produzem energia a partir da luz, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina.
     Outras vivem em fumarolas nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
     Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    Além disso, as arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. Finalmente, oflagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.



    Murilo Ribeiro Lovaglio

    ResponderExcluir
  120. As arqueas diferem das bactérias em três principais pontos:
    • Parede celular: muitas arqueas não possuem parede celular, nas espécies com parede celular, ela é constituída por polissacarídeos e proteínas, enquanto que nas bactérias é constituída de peptidioglicanos.
    • Organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distintas.
    • Ambientes que colonizam: As arqueas em sua grande maioria gostam do calor e vivam na mais completa independência da luz solar, em fontes quentes submarinas e a grandes profundidades, nos poros e fraturas das rochas. Alguns produzem metano (o gás venenoso dos pântanos) e vivem na completa ausência de do oxigênio.
    Algumas bactérias podem sobreviver a temperaturas muito baixas, outras vicejam em fontes de água fervente, e outras ainda, crescem ate em ácido muito forte, ou vivem retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.

    ResponderExcluir
  121. Liscia Akemi Adati Nº usp: 7663830


    Uma característica que podemos usar para diferenciarmos Archaea de uma Bactéria, é a composição de sua membrana plasmática. Enquanto nas Archacea, a membrana celular contém lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter, nas Bactérias, sua membrana plasmática contém glicerol-éster e sua parede celular contém peptidoglicanos enquanto na Archaea não há.
    Outra característica que diverge entre Archaea e uma Bactéria é a quantidade de RNApolimerase. Na Archaea o número de RNApolimerase é três já nas bactérias há apenas um RNApolimerase.
    Vale ressaltar que como diferença entre Archaea e Bactérias, temos que o flagelo é diferente em composição e desenvolvimento e na Archaea os genes e enzimas se comportam como eucariotos.
    Atualmente, utilizamos a bactéria apenas para os antigos Eubacteria, ajustando-se os nomes. O Archaea pode ser tratado como um reino, dentro do domínio Procariota, ou como um domínio.

    ResponderExcluir
  122. As arquebactérias possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter, enquanto que os das bactérias e eucariotas são compostos de glicerol-éster; ao contrário das bactérias, os Archaea não possuem uma parede celular de peptidoglicanos. O flagelo dos Archaea é diferente em composição e desenvolvimento do das bactérias.

    ResponderExcluir
  123. Prof. Aranha,

    antigamente, quando ainda não se sabia as diferenças entre as bactérias e as arqueas, ambas eram classificadas no Reino Monera e consideras bactérias. Mais tarde foram descobrindo suas diferenças, dentre elas temos:

    - a composição química da parede celular das bactérias apresentam peptidoglicano, enquanto que nas arqueas, não;

    - o processo de transcrição de DNA das arqueas são bem diferentes do processo das bactérias;

    - as sequências codificadas nos genes das arqueas estão mais próximas dos eucariontes que das bactérias.

    Gustavo Bortolotti Barbosa

    ResponderExcluir
  124. Como principais diferenças entre Archaea e bactérias podemos citar:

    -RNA-polimerase:
    As RNA-polimerases de bactérias e arqueas são bastante diferentes. A RNA-polimerase de bactérias contem 5 diferentes proteínas, enquanto que, em arqueas, encontram-se organismos cuja enzima apresenta até 10 proteínas. Sendo assim, pode-se afirmar que a RNA-polimerase de arqueas está mais próxima da mesma enzima nos eucariotos, que contem 12 proteínas.
    Além disse, pode-se citar o fato de que o antibiótico rifampicina, conhecido por inibir a atividade da RNA-polimerase em bactérias, não afeta a enzima discutida nas arqueas.

    -Tradução e ribossomos:
    A estrutura ribossomal em bactérias e arqueas são muito parecidas. Ambos os ribossomos são do mesmo tamanho (70S) e ambos menores que os de organismos eucariotos, porém, a maioria das proteínas ribossomais, dos fatores de tradução e dos tRNA's dos arqueas são mais semelhantes aos dos eucariotos. Em alguns experimentos isso foi comprovado apresentando distribuições funcionais entre ribossomos de arqueas e eucariotos.
    Outro fato é que o códon de iniciação da tradução (AUG) provoca, nas bactérias, a inserção da fenilmetionina, enquanto em arqueas e bactérias ocorre a inserção do aminoácido não modificado metionina.

    -Parede Celular:
    Todas as bactérias apresentam parede celular composta por peptidioglicanos, sendo o Ácido N-acetil murâmico a assinatura molecular dessa estrutura. Nas arqueas, por outro lado, a parede celular, quando existente, é diversa, não contendo peptideoglicanos mas sim pseudomureina.
    Algumas arqueas não possuem nenhum tipo de peptidioglicano na parece celular em forma alguma, mostrando, em contrapartida, a presença de proteínas, lipídios e carboidratos revestindo a membrana celular, sendo nomeadas pelos cientistas de "S-layers".

    Referência:
    -http://www.microbiologytext.com/index.php?module=Book&func=displayarticle&art_id=73
    Acesso em 19/03/12, às 21:30 horas.

    José Augusto Sartori Junior
    nº USP: 7606634





    \o/

    ResponderExcluir
  125. Quando existentes, a parede celular no domínio Archaea é constituída por polissacarídeos e proteínas, já nas bactérias é de peptidioglicanos; diferem também no ambiente que colonizam, sendo o domínio Archaea extremófilo; presença de nucleossomos/histonas no domínio Archaea e ausência nas bactérias.

    ResponderExcluir
  126. Diferente das bactérias, o Domínio das Archaea possuem:
    - metionina utilizado como iniciador tRNA
    - proteínas histonas presentes nas células, ao contrário das bactérias que tem como composição de sua parede celular o peptídeo-glicano
    -são capazes de realizar metanogênese: formam com produto final do seu metabolismo o gás metano.

    ResponderExcluir
  127. Existem dois tipos de microrganismos que são divididos em procariotas e os incluem bactérias e archaea. Mas nem todas as bactérias e archaea pertencem a procariontes.Ambas as bactérias e archaea têm diferentes RNAs ribossomal (rRNA). Archea tem três polimerases de RNA como eucariontes, mas as bactérias têm apenas um. Archaea têm paredes celulares que não possuem peptidoglicano e têm membranas que envolvem lipídeos com hidrocarbonetos, em vez de ácidos graxos (não uma bicamada). Estes lípidos nas membranas de archaea são únicos e contêm ligações éter entre as espinhas dorsais de glicerol em vez de ligações éster. Archaea assemelha eucariontes mais do que bactérias. Os ribossomos funcionam mais como os ribossomos eucarióticos do que ribossomos bacterianos.
    Estes dois microrganismos também diferem em formas genéticos e bioquímicos. Somente dentro do último par de décadas, archaea foram reconhecidos como um domínio distinto da vida. Eles são extremófilos, o que significa que prosperam em física ou geoquimicamente condições extremas. Eles têm papéis ecológicos similares como bactérias. Ambos estes organismos reagir a vários antibióticos, de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  128. Arqueas não são bactérias, mas são procariontes. Elas são radicais e exóticas. Umas das principais diferença entre bactérias e arqueas é que as bactérias podem causar doenças e as arqueas não.São encontradas principalmente em locais de ambiente extremos(ex: nascentes vulcânicas, gêiseres, fontes hidrotermais, sulfurosas, solfataras e em salinas), apresentam como característica um grande potencial para remedir biologicamente áreas marinhas contaminadas por petróleo, algumas produzem metano (o gás venenoso dos pântanos) e vivem na completa ausência de do oxigênio, este grupo de microrganismos, por terem características de serem ativas em vários valores extremos de pH e temperatura, apresentam produtos como as enzimas e outras substâncias com grande potencial para aplicação industrial e biotecnológica.

    ResponderExcluir
  129. As diferenças fundamentais entre os dois grupos são:

    Quanto à composição da parede celular:
    Bacteria: peptídeo-glicano;
    Archaea: constituída de proteínas ou polilissacarídeo.

    Quanto à estrutura química dos fosfolipídeos da membrana citoplasmática:
    Bacteria: ácidos graxos de cadeia longa
    Archaea: contém álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

    Quanto à síntese protéica
    Bacteria: o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina;
    Archaea: o aminoácido é a metionina.

    Além do mais as arqueobactérias são notáveis por formarem produtos finais incomuns do metabolismo, que as eubactérias não podem produzir, como o gás metano, ou ainda por habitar ambientes extremamente adversos que muitas eubactérias não podem tolerar.
    As arqueobactérias vivem em ambientes extremos, onde não há possibilidade de vida para outros seres. Há arqueobactérias em fontes termais a quase 100oC, no Mar Morto, com salinidade altíssima, em ambientes próximos a vulcões, em fontes de enxofre, etc.

    ResponderExcluir
  130. Alguns principais pontos de diferença entre archaea e bactérias são: fosfolípidios da membrana, síntese protéica, fatores genéticos, paredes celulares e metabolismo metanogênico. As archaeas não possuem peptideoglicanos em sua parede celular. Quanto a serem seres com metabolismo metanogênico, as archaeas são capazes de produzir metano como produto de seu metabolismo.As archaeas são seres denominados de extremófilos, pro viverem em ambientes praticamente inóspitos, como crateras de vulcões e locais extremamente salinos.Algumas outras diferenças são que as eubactérias não possuem nucleossomos/histonas enquanto que as archaeas sim, e as eubactérias possuem apenas uma RNA polimerase; as archaeas possuem mais que uma e são mais complexas.

    ResponderExcluir
  131. Ambas as bactérias e archaea têm diferentes RNAs ribossomal (rRNA). Archea tem três polimerases de RNA como eucariontes, mas as bactérias têm apenas um. Archaea têm paredes celulares que não possuem peptidoglicano e têm membranas que envolvem lipídeos com hidrocarbonetos, em vez de ácidos graxos (não uma bicamada). Estes lípidos nas membranas de archaea são únicos e contêm ligações éter entre as espinhas dorsais de glicerol em vez de ligações éster. Archaea assemelha eucariontes mais do que bactérias. Os ribossomos funcionam mais como os ribossomos eucarióticos do que ribossomos bacterianos.

    Estes dois microrganismos também diferem em formas genéticos e bioquímicos. Somente dentro do último par de décadas, archaea foram reconhecidos como um domínio distinto da vida. Eles são extremófilos, o que significa que prosperam em física ou geoquimicamente condições extremas. Eles têm papéis ecológicos similares como bactérias. Ambos estes organismos reagir a vários antibióticos, de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  132. Tiago Graciano de Biasi, 7607228

    Primeiramente devemos deixar claro que bactérias e Arqueas são muito semelhantes e somente a pouco tempo foram diferenciadas por Carl Woese (criando o grupo das Arqueas).

    Seguem 3 diferenças entre elas:
    1- Diferenças em relação a parede celular: Além de diversas arqueas não possuírem parede, nas que possuem, esta é constituída por polissacarídeos e proteínas, nas bactérias é de peptidioglicanos.
    2- Apresentam diferenças na organização dos genes: Arqueas tem organização e ação gênica mais semelhante as dos organismos eucarióticos e as bactérias com organização e ação gênica distintas.
    3-Diferem nos ambientes que colonizam, normalmente Archeas são encontradas em lugares extremos, com temperatura ou pressão fora do normal, como no fundo de oceanos por exemplo.

    ResponderExcluir
  133. Os procariotos (Reino Monera) eram considerados simples,e possuíam várias características semelhantes(HUGENHOLTZ e PACE, 1996). Esses sistemas perduraram até 1990 quando Carl Woese utilizou as comparações de sequências de 16S e 18S rRNA para propor uma nova classificação universal para a diversidade dos seres da Terra. Sendo os estudos baseados em dados moleculares e não morfológicos (WOESE, KANDLER e WHEELIS, 1990). Foi proposto a criação de um novo nível taxonômico (Domínio) sendo a vida no planeta dividida em três Domínios: Bacteria, Archaea e
    Eucarya, já que o sistema de 5 Reinos era insuficiente e não refletia a filogenia natural dos seres vivos.
    Quatro fenótipos foram caracterizados inicialmente no domínio Archaea: Metanogênicos, Termófilos redutores de sulfato, Termófilos dependente de sulfato e Halófilos (Gaasterland, 1999).Por fim, a diferença entre as Archaea e as bactérias é que as primeiras vivem em lugares mais inóspitos, possuem características mais primitivas que as bactérias em relação as estruturas.

    ResponderExcluir
  134. Podemos citar como diferenças entre as arqueas e as bactérias:
    -Composição da parede celular. As bactérias possuem peptideoglicano em sua composição, enquanto que as arqueas não possuem tal componente, apesar da grande diversidade de componentes. Vale salientar que algumas arqueas não possuem parede celular, como as do gênero Thermoplasma que vivem em condições extremas, 55°C e pH 2.
    -Composição membrana plasmática. As bactérias possuem em sua composição lipídica fosfolipídios, enquanto que as arqueas apesar de poderem possuir fosfolipideos, isso ocorre mais raramente, sendo então sua composição lipídica baseada em Sulfolipídeos, hidrocarbonetos ramificados, glicolipídeos e isoprenóides. As bactérias também possuem uma estrutura de lipídeos linear enquanto que as arqueas possuem estrutura ramificada.
    -Transcrição. As bactérias possuem a RNA polimerase composta por 4 polipeptídeos, enquanto que as arqueas possuem RNA polimerase composta de 8 polipeptídeos, mas podem chegar a 10 no caso das hipertemófilas.

    Nome: Felipe Moraes Ribeiro Bozza

    ResponderExcluir
  135. Os grupos de organismos Archaea e Bactérias, antes da década de 1970, pertenciam a um mesmo grupo, o dos Procariontes. A separação se deu graças descoberta da utilização da comparação genética. O grupo Archaea parece ter evoluído de uma bactéria e ter adquirido algumas características dos eucariontes.
    A diferença entre os dois grupo é que o processo de transcrição de DNA e síntese proteica dos Archaea são semelhantes a dos eucariontes, sendo que algumas delas produzem energia a partir da luz, outras vivem no trato intestinal de animais produzindo metano e até mesmo vivem em lugares extremos como fontes de águas quentes, lagos e mares muito salinos etc.

    ResponderExcluir
  136. RESPOSTA POR ÉRICA DONAIRE DA SILVA
    Nº USP 7605907

    O domínio das arqueas é constituído, notadamente, por microrganismos extremofílicos, os quais apresentam tolerância a ambientes considerados inóspitos para outros organismos. Diferem-se das bactérias por alguns caracteres, dentre os quais se destacam:

    I-) Parede celular: Enquanto nas bactérias a parede celular é constituída por peptideoglicano e mureína, a constituição da parede celular nas arqueas é de Pseudo-peptideoglicano, e a mureína é ausente.
    II-) Lipídios na membrana celular: Nas bactérias, são glicerídeos ligados a éster, não ramificado, podendo ser saturado ou mono-saturado. Já nas arqueas é o Isoprenóide, glicerol diéter ou di-glicerol tetraéter.
    III-) Síntese de proteínas: Nas bactérias, a síntese de proteínas é inibida pela ação do cloranfenicol e da estreptomicina, enquanto nas arqueas a inibição de dá pela ação da toxina da difteria.

    ResponderExcluir
  137. RESPOSTA POR ÉRICA DONAIRE DA SILVA
    Nº USP 7605907

    O domínio das arqueas é constituído, notadamente, por microrganismos extremofílicos, os quais apresentam tolerância a ambientes considerados inóspitos para outros organismos. Diferem-se das bactérias por alguns caracteres, dentre os quais se destacam:

    I-) Parede celular: Enquanto nas bactérias a parede celular é constituída por peptideoglicano e mureína, a constituição da parede celular nas arqueas é de Pseudo-peptideoglicano, e a mureína é ausente.
    II-) Lipídios na membrana celular: Nas bactérias, são glicerídeos ligados a éster, não ramificado, podendo ser saturado ou mono-saturado. Já nas arqueas é o Isoprenóide, glicerol diéter ou di-glicerol tetraéter.
    III-) Síntese de proteínas: Nas bactérias, a síntese de proteínas é inibida pela ação do cloranfenicol e da estreptomicina, enquanto nas arqueas a inibição de dá pela ação da toxina da difteria.

    ResponderExcluir
  138. As diferenças entre Arqueas e as Bactérias pertencentes aos organismos chamados de procariotos são os primeiros que se apresentam em forma esférica, de bastão, espiralada, achatada ou irregular, não possuem parede celular e se possuem está é formada por proteínas e lipídeos, as bactérias possuem peptidioglicanos na parede celular, as quais são responsáveis pela suscetibilidade a doenças e coloração pelo método de Gram. Além disso enquanto as arqueas podem viver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas , algumas bactérias podem sobreviver a temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, enquanto outras vivem em fontes de água fervente. Outra diferença consiste no fato das arqueas produzirem metano como resíduo do seu metabolismo. No entanto a diferença mais marcante está na organização e funcionamento dos genes, já que as sequências codificadas nos genes das arqueas estão mais próximas dos eucariontes do que das bactérias.

    ResponderExcluir
  139. luiz henrique freguglia aiello n°7295614

    Os microrganismos do Domínio Archaea são considerados únicos, com propriedades metabólicas extraordinárias e filogenia particular. Compreendem os microrganismos anaeróbios mais sensíveis ao oxigênio, os termófilos mais extremos e halófilos cujas enzimas são adaptadas a elevadas concentrações salinas. Apesar da organização celular procariótica, são organismos evolutivamente distintos das bactérias (Domínio Bacteria), em função de características de organização do genoma, expressão gênica, composição celular e filogenia. As Archaea são divididas em três Reinos: Crenarchaeota, Euryarchaeota e Korarchaeota. O conhecimento da filogenia e taxonomia do Domínio Archaea é fundamental na compreensão da ecologia microbiana de ecossistemas extremos. Os estudos taxonômicos ainda são raros, com um notável direcionamento para as espécies anaeróbias produtoras do gás metano, de ampla aplicação em tratamentos anaeróbios de resíduos e geração de biogás. Os dados existentes sobre Archaea no estado de São Paulo restringem-se ao isolamento e identificação de organismos metanogênicos presentes em sistemas de tratamento anaeróbio e sedimentos.

    ResponderExcluir
  140. Gustavo de Fausto Martins - nº4551486

    Características que diferem arqueas de bactérias;


    As archaeas possuem, assim como os organismos eucariotos, 3 RNA polimerases, enquanto as bactérias possuem apenas 1;
    Existem numerosos casos de íntrons nas archaeas, que por outro lado são muito raros nas bactérias;
    Nas bactérias, a parede celular é feita de peptidoglicano, que é a estrutura que confere a rigidez à essa parede. As archaeas por sua vez possuem carência desse peptidoglicano em sua parede celular.

    ResponderExcluir
  141. Até algum tempo atrás bactérias e archeas não eram diferenciados em grupos diferentes sendo todos englobados em um mesmo grupo chamado de Archaeabacteria.
    Diferenças entre bactéria e archea:
    -Bactérias:
    Compõe a parede celular: Peptideoglicano (O peptidoglicano, também conhecido como mureína, é um polímero consistindo de açúcares e aminoácidos que forma uma camada como uma malha do lado de fora da membrana plasmática da Bactéria (parede celular))
    Lipídeos na parede celular: Glicerídeos ligados a éster, não ramificado, saturado, ou mono- insaturado;
    Síntese de proteínas inibida por cloranfenical e estreptomicina: sim;
    -Archea:
    Compõe a parede celular: pseudo- peptideoglicano, glicoproteínas e outros;
    Lipídeos na parede celular: isoprenóide(membro de uma grande família de moléculas lipídicas com um esqueleto de carbono baseado em múltiplas unidades de isopreno), glicerol diéter,ou diglicerol tetra éter;
    Síntese de proteínas inibida por cloranfenical e estreptomicina: não

    ResponderExcluir
  142. As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem :
    1) As primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular
    2) Conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo
    3)Têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.

    ResponderExcluir
  143. Microbiologia
    Diferença entre Archiae e Bactéria

    Bactérias: membrana celular contém ligações éster; parede celular feita de peptidoglicano; ter apenas uma RNA polimerase; reagir a antibióticos de uma maneira diferente de fazer arqueas.
    Archaea: membrana celular contém ligações éter; parede celular não tem peptidoglicano; genes e enzimas se comportam mais como Eucariotos; tem três polimerases de RNA como eucariontes e extremófilos
    Sendo assim diferem em relação organização e funcionamento dos genes e os ambientes que colonizam.

    Pedro Henrique Pereira 7606912

    ResponderExcluir
  144. Aluno:Bruno de Lima Martins
    Numero USP:7607677

    Principais diferenças entre Arquea Bacterias:

    As arqueas:

    •não possuem peptideoglicanos na parede celular.

    •possuem uma membrana celular com lípidos compostos de uma associação de glicerol-éter.

    •são capazes de viver em lugares extremos como: vulcões , profundezas dos oceanos, ambientes ricos em acido sulfurico e salinas, altas temperaturas, intestinos de animais.

    •podem produzir metano como residuo de metabolismo.

    ResponderExcluir
  145. Diferenças entre Arqueas e Bactérias
    - Muitas das arqueas não possuem parede celular, no entanto, há aquelas nas quais tal estrutura está presente e é constituída por polissacarídeos e/ou proteínas. Já nas bactérias, a parede está presente, sendo composta por peptidioglicanos.
    - Muitas archaea, inclusive aquelas sem parede celular, podem apresentar flagelos. Estes diferem totalmente dos flagelos bacterianos, uma vez que não apresentam a estruturação em corpo basal, gancho e filamento. Nas Archaea, o flagelo não apresenta os anéis observados nas bactérias e, geralmente, é composto por vários tipos de “flagelina”, que exibe composição similar a várias fímbrias. Ao que parece, o flagelo é composto por flagelina, que se organiza a partir da membrana citoplasmática, projetando-se para o exterior da célula.
    - A membrana citoplasmática das Arqueas geralmente apresenta um alto conteúdo protéico e vários lipídeos: glicolipídeos, sulfolipídeos, fosfolipídeos (raros) e lipídeos apolares do tipo isopreno. A membrana das bactérias apresenta somente fosfolipídeos. A presença de hidrocarbonetos ramificados aumenta a fluidez da membrana nas Arqueas, uma vez que dificultam a formação de estruturas cristalinas. As bactérias apresentam cadeia linear em sua estrutura de lipídeos.
    Nome: Filipe Ferreira
    Numero USP: 7607103

    ResponderExcluir
  146. Diferenças entre Arqueas e Bactérias

    As arqueas – apesar de o nome archea significar antigo – são seres mais evoluídos que as bactérias. As arqueas têm ação gênica e organização mais próxima à dos eucariotos e as bactérias são procarióticas.
    Outra diferença marcante entre ambos os organismos consiste na composição da parede celular. Várias arqueas não possuem parede celular, mas aquelas que possuem, estas são constituídas por polissacarídeos e proteínas e nas bactérias, a parede celular é constituída por peptidoglicanos.
    Uma terceira diferença entre arqueas e bactérias está no ambiente onde ambas colonizam. As arqueas tem maior afinidade com ambientes salinos, ácidos e quentes, tal como o fundo do oceano, com altas temperaturas e com ausência de oxigênio. As bactérias são seres extremamente resistentes, podendo sobreviver a temperaturas muito baixas, abaixo do congelamento; Também conseguem resistir a temperaturas altas, em meios muito ácidos. Em outras palavras, as arqueas têm condições específicas para que colonizem já as bactérias conseguem resistir e colonizar em diversas e extremas condições.

    ResponderExcluir
  147. É possível distinguir archaea de bactéria através da composição da parede celular, da síntese proteica e da estrutura química da membrana citoplasmática. Bactérias possuem parede celular composta por peptídeo-glicano, enquanto de archaea é constituída de proteínas ou polissacarídeo. Em relação a membrana plasmática bactérias possuem ácidos graxos de cadeia longa, já o outro grupo contém álcoois de cadeia longa ramificada. Na síntese proteica de bactérias o aminoácido de inicialização da cadeia é formilmetionina,já na achaea é a metionina.

    Renato Alexandre Cunha

    ResponderExcluir
  148. Entre Archaea e Bactérias existem diferenças básicas como a composição de sua membrana plasmática, tendo como item principal de diferenciação lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter e glicerol-éster,respectivamente. Além disto, há a divergência em relação à quantidade de RNApolimerase (Archaea – três; Bactéria – uma).
    Isto posto, tem-se ainda o flagelo que se difere em sua composição e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  149. As arqueas vivem em ambientes extremos, sendo em salinidade, temperatura ou pH podendo produzir metano e vivem na completa ausência de oxigênio.
    Também apresentam organização gênica mais semelhante à dos seres eucariontes com síntese protéica idêntica destes.
    Possuem parede celular de composição distinta
    (peptidoglicano) podendo nem ter parece celular.

    ResponderExcluir
  150. Arqueas e bactérias são muito semelhantes, somente há poucas décadas foram
    diferenciadas (técnicas de análise molecular);
    - Diferem em relação à parede celular: diversas arqueas não têm parede celular, nas
    espécies com parede celular, ela é constituída por polissacrídios e proteínas, nas
    bactérias é de peptidioglicanos;
    - Diferenças na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos e as bactérias com
    organização e ação gênica distintas;
    - Diferem nos ambientes que colonizam:
    Arquea - acreditava-se que os habtats típicos eram semelhantes ao da superfície da
    Terra durante o Arqueano (3 bilhões de anos), estudos recentes têm mostrado que
    estavam dispersas na água do mar , lagos e outros ambientes não sujeitos a condições
    extremas.
    Atualmente se sabe que floresceram como bactérias metanogênicas (produtoras de
    metano), halofílicas (afinidade com ambientes salinos) e termoacidoflílicas (afinidade
    com ácidos e calor) em lamas e solos deplecionados de oxigênio (anóxidos), ou lugares
    similares: fontes quentes, ambientes geotermais (fundo oceânico com alta temperatura,
    liberação de gases e ausência de oxigênio), mares salgados, lamas ferventes, cinza
    vulcânica. Ainda não foi possível cultivo em laboratório (morfologia e fisiologia pouco
    conhecidas);Bacteria – são os mais resistentes dos seres vivos. Algumas podem sobreviver a
    temperaturas muito baixas, bem abaixo do congelamento, por anos, outras vicejam em
    fontes de água fervente; e outras, ainda, crescem até em ácido muito forte, ou vivem
    retirando hidrogênio e dióxido de carbono das rochas.
    Alguns esporos toleram água em ebulição ou uma total dessecação. As bactérias são as
    primeiras a invadir e colonizar novos habitats: terra que foi queimada, solos vulcânicos
    ou ilhas recentemente formadas.

    ResponderExcluir
  151. poxa professor esse foi em cima da hora hein...
    ainda bem que vi antes de dormir!
    abracos

    ResponderExcluir
  152. O Archaea pode ser tratado como um reino, dentro do domínio Procariota, ou como um domínio. Alguns autores ainda classificam o Archaea como um sub-reino dentro do Reino Monera.As arquebactérias são muito parecidas com às bactérias em muitos aspectos da estrutura celular um dos mais importante é a ausência de um núcleo celular diferenciado e metabolismo, mas apresentam diferenças importantes como, por exemplo, os processos de transcrição do DNA e da síntese proteica que são idênticos aos dos eucariotas, mas o aspecto mais representativos são: metabolismo de algumas espécies de Archaea produzem energia a partir da luz,assim como as plantas, por uma estrutura celular chamada bacteriorrodopsina.
    Outras vivem nas profundezas do oceano, sendo a base da vida destes ambientes, como as plantas são em terra.
    Há ainda aquelas que vivem no trato intestinal de vários animais, produzindo metano.
    Sendo de grande importancia em vários aspectos, para a manutenção da vida em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  153. Diferenças entre Archeas e Bactérias

    Organismos procarióticos foram isolados a partir de uma série de ambientes considerados extremamente inóspitos, quase que incompatíveis com a presença de seres vivos. No entanto, a partir dos trabalhos de Carl Woese e colaboradores (há cerca de 25 anos), realizando estudos comparativos de sequências de DNA que codificavam rRNA (16S e 23S) de diferentes organismos, foram definidos 3 grandes domínios compreendendo todos os seres vivos. Assim, de acordo com a proposta de Woese, os seres vivos poderiam ser agrupados em três grandes domínios: Bacteria (anteriormente denominadas eubactérias), Archaea (as "arqueobactérias") e Eucarya (Eucariotos). Estes três domínios teriam derivado de um hipotético ancestral comum de todas as células.
    A análise da árvore filogenética apresentada abaixo, revela como a denominação "arqueobactérias" é inadequada e quão obsoleta é a idéia de que as "arqueobactérias" seriam os ancestrais das bactérias atuais, pois estes organismos não correspondem aos ancestrais da bactérias atualmente conhecidas.
    As archaea interagem intensamente com outros organismos, embora sejam eventos menos frequentes que aqueles observados para as eubactérias. Foi descrita a associação de archaea com animais e em alguns tecidos vegetais, embora até o momento não tenha sido comprovada a capacidade de invadir tecidos ou manifestar potencial patogênico nesses organismos.
    Suas paredes celulares apresentam uma grande diversidade quanto à composição química e, diferentemente das eubactérias, não apresentam peptideoglicano. Além disso, existem também outras archaea que não exibem parede celular (Thermoplasma).
    A membrana citoplasmática das arhaeas corresponde a uma estrutura única, apresentando composição química e arranjo totalmente diferentes das membranas citoplasmáticas de quase todas as bactérias e de todos eucariotos.
    Membrana Bacteria Archaea
    Conteúdo protéico alto alto
    Composição lipídica fosfolipídeos Sulfolipídeos, glicolipídeos, hidrocarbonetos ramificados, isoprenoides, fosfolipídeos
    Estrutura dos lipídeos cadeia linear cadeia ramificada
    Ligação dos lipídeos éster éter (di e tetraeter)

    Cromossomo: É bastante semelhante ao cromossomo das eubactérias, uma vez que é único e, na maioria dos casos, circular. Por outro lado, sua organização é semelhante aos eucariotos, uma vez que observam-se proteínas (do tipo histona) associando-se ao DNA, atuando na manutenção da estrutura do DNA, afetando também a expressão gênica. Foi observado que em muitos hipertermófilos a associação das proteínas ao DNA promove um enovelamente do tipo positivo no DNA, enquanto em eucariotos, este é negativo.

    Transcrição: Em relação aos promotores, aparentemente sua estrutura tem maior semelhança com promotores de eucariotos que de procariotos.
    Ribossomos: São do tipo 70S, semelhantes aos de bactérias, entretanto, sua composição protéica é bastante distinta, tornando-os resistentes aos antibióticos que afetam a síntese protéica bacteriana. A tradução também é diferentes das Bacteria, assemelhando-se mais aos Eucarya, sem a participação da formil-metionina no início do processo. A toxina diftérica, que inibe a tradução de células eucarióticas também inibe o processo em Archaea.
    Flagelos: Muitas archaea, inclusive aquelas sem parede celular, podem apresentar flagelos. Estes diferem totalmente dos flagelos bacterianos, uma vez que não apresentam a estruturação em corpo basal, gancho e filamento. Nas Archaea, o flagelo não apresenta os anéis observados nas bactérias e, geralmente, é composto por vários tipos de “flagelina”, que exibe composição similar a várias fímbrias. Ao que parece, o flagelo é composto por flagelina, que se organiza a partir da membrana citoplasmática, projetando-se para o exterior da célula.

    Referência Consultada:

    http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/archaea/archaea.html#interacoes

    ResponderExcluir
  154. Michelle Catelan

    QUESTÃO 1
    É um vírus que possui genoma constituído por RNA fita simples senso positivo e que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrição reversa, onde moléculas de DNA dupla fita (dsDNA) são geradas a partir de RNA, pela ação da enzima transcriptase reversa. O ciclo viral dos retrovírus ocorre, de maneira resumida, por transmissão, adsorção, injeção, eclipse, retrotranscrição e liberação. Morfologicamente são vírus muito parecidos entre si, apesar da sua diversidade. Medem cerca de 80 a 140 nm de diâmetro e são compostos de proteínas, RNA e lipídios da membrana. Esses vírus sofrem constantes mutações e além de sofrerem modificações durante a transcrição reversa, fazendo com que fiquem cada vez mais difíceis de serem combatidos.
    A ação do HIV no organismo humano normalmente ocorre da seguinte maneira: o sistema imunológico produz células de sangue e anticorpos que defendem o organismo da presença de microorganismos patológicos. As principais células de defesa diante de uma infecção são os linfócitos T, as preferidas pelo HIV. Meses ou anos após a pessoa ser infectada com HIV, o vírus destrói os linfócitos T. Com linfócitos T destruídos, o sistema imunológico começa a falhar na defesa do corpo contra doenças e tumores. Deste modo, várias infecções que em situações normais não representariam grande problema, no organismo cujo sistema imunológico está comprometido elas se tornam graves ou fatais. São conhecidas como infecções oportunistas ou doenças oportunistas por se aproveitarem desta deficiência do sistema imunológico para se instalarem e se multiplicarem.
    QUESTÃO 2
    Vírus dito de RNA de fita simples positiva é aquele em que o RNA genômico serve de RNA mensageiro e é traduzido pelos ribossomas da célula hospedeira.
    QUESTÃO 3
    A razão é que as vacinas disponíveis, Sabin (oral, com vírus atenuado) e Salk (injetável, com vírus inativado), produzem imunidade contra os três sorotipos do poliovírus e têm eficácia comparável. Mas os indivíduos que recebem a Sabin elimininam os vírus junto com as fezes por cerca de seis semanas, o que pode levar a uma "vacinação" secundária de outras pessoas, havendo um risco de polio vacinal. Os indivíduos saudáveis que recebem a Sabin podem, raramente, desenvolver poliomielite induzida por mutação ("reversão) dos próprios vírus atenuados componentes da vacina, principalmente quando recebem a primeira dose. Os indivíduos com imunodeficência, quando recebem a vacina oral Sabin, além do risco maior de poliomielite vacinal, podem eliminar o vírus pelas fezes por períodos prolongados (meses, anos), o que facilita a ocorrência de mutação ("reversão") e constitui um risco para pessoas não vacinadas. Em uma situação de baixa cobertura vacinal na população, o vírus vacinal mutante pode levar a uma epidemia de poliomielite.

    ResponderExcluir
  155. Michelle Catelan

    QUESTÃO 1
    É um vírus que possui genoma constituído por RNA fita simples senso positivo e que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrição reversa, onde moléculas de DNA dupla fita (dsDNA) são geradas a partir de RNA, pela ação da enzima transcriptase reversa. O ciclo viral dos retrovírus ocorre, de maneira resumida, por transmissão, adsorção, injeção, eclipse, retrotranscrição e liberação. Morfologicamente são vírus muito parecidos entre si, apesar da sua diversidade. Medem cerca de 80 a 140 nm de diâmetro e são compostos de proteínas, RNA e lipídios da membrana. Esses vírus sofrem constantes mutações e além de sofrerem modificações durante a transcrição reversa, fazendo com que fiquem cada vez mais difíceis de serem combatidos.
    A ação do HIV no organismo humano normalmente ocorre da seguinte maneira: o sistema imunológico produz células de sangue e anticorpos que defendem o organismo da presença de microorganismos patológicos. As principais células de defesa diante de uma infecção são os linfócitos T, as preferidas pelo HIV. Meses ou anos após a pessoa ser infectada com HIV, o vírus destrói os linfócitos T. Com linfócitos T destruídos, o sistema imunológico começa a falhar na defesa do corpo contra doenças e tumores. Deste modo, várias infecções que em situações normais não representariam grande problema, no organismo cujo sistema imunológico está comprometido elas se tornam graves ou fatais. São conhecidas como infecções oportunistas ou doenças oportunistas por se aproveitarem desta deficiência do sistema imunológico para se instalarem e se multiplicarem.
    QUESTÃO 2
    Vírus dito de RNA de fita simples positiva é aquele em que o RNA genômico serve de RNA mensageiro e é traduzido pelos ribossomas da célula hospedeira.
    QUESTÃO 3
    A razão é que as vacinas disponíveis, Sabin (oral, com vírus atenuado) e Salk (injetável, com vírus inativado), produzem imunidade contra os três sorotipos do poliovírus e têm eficácia comparável. Mas os indivíduos que recebem a Sabin elimininam os vírus junto com as fezes por cerca de seis semanas, o que pode levar a uma "vacinação" secundária de outras pessoas, havendo um risco de polio vacinal. Os indivíduos saudáveis que recebem a Sabin podem, raramente, desenvolver poliomielite induzida por mutação ("reversão) dos próprios vírus atenuados componentes da vacina, principalmente quando recebem a primeira dose. Os indivíduos com imunodeficência, quando recebem a vacina oral Sabin, além do risco maior de poliomielite vacinal, podem eliminar o vírus pelas fezes por períodos prolongados (meses, anos), o que facilita a ocorrência de mutação ("reversão") e constitui um risco para pessoas não vacinadas. Em uma situação de baixa cobertura vacinal na população, o vírus vacinal mutante pode levar a uma epidemia de poliomielite.

    ResponderExcluir