BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

terça-feira, 6 de março de 2012

Pesquisa sobre Pasteur - 0,5 ponto na primeira prova

Olá

Esta vai para os alunos mais atentos ao blog:

 Em aula, vimos apenas algumas contribuições de Pasteur para a Microbiologia: a derrota da abiogênese com seu experimento usando um balão de vidro com pescoço de cisne, a Teoria Microbiana da Fermentação, a pasteurização e a vacina contra a raiva. No entanto, o legado de Pasteur  foi muito além disto...

Faça uma breve pesquisa sobre ao menos duas outras contribuições de Pasteur para a Microbiologia e envie ao blog na forma de comentário a esta postagem.

Os autores dos dez primeiros comentários  (corretos) postados até quinta-feira, dia 08, ao meio-dia (em ponto!), terão um acréscimo de 0,5 ponto na nota da primeira prova.

Bom trabalho!!

Aranha

26 comentários:

  1. Prof. Aranha,

    Muitas foram as contribuições de Pasteur para o entendimento da Microbiologia e das outras áreas em que ele realizou pesquisas. Além das contribuições vistas em sala de aula, posso citar outras duas.
    A primeira está relacionada com o estudo das enfermidades infecciosas. Os estudos realizados por Pasteur mostraram que cada enfermidade infecciosa tem como causa um microrganismo, que pode se propagar entre as pessoas. Sendo assim, para entender essa enfermidade Pasteur buscou identificar o microrganismo responsável e assim pode determinar de que modo seria possível combater esse microrganismo.
    A segunda contribuição consistiu na introdução de noções básicas de esterilização e assepsia. Assim foi possível prevenir contaminações e infecções em ferimentos e durante cirurgias. A partir de então, médicos e outros profissionais da área da saúde passaram a seguir as recomendações de Pasteur, como por exemplo, fervendo instrumentos e bandagens que seriam utilizados nos pacientes.

    Vanessa S. Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Vanessa! Vc foi a primeira a responder e sua resposta está ok! Valeu! O que vc fazio acordada as 5:30 da manhã?

      Excluir
    2. Prof. Aranha, acho que o blog colocou os horário errados, eu respondi por volta das 22 horas do dia 6 de março. Mas é sempre bom estar atenta, rsrs.

      Excluir
  2. Pasteur descobriu outras 2 vacinas além da vacina contra a raiva. Ele descobriu uma vacina contra a cólera aviária e uma contra o Anthrax ( Carbunculo). Foi durante a descoberta da vacina contra a cólera que Pasteur percebeu que a atenuação de antígenos era uma método eficiente de fabricação de vacinas.
    Alexandre Granado Vaz

    ResponderExcluir
  3. Algumas descobertas que contribuíram significativamente à Ciência e à sociedade global foram:

    - Propriedades bactericidas do cogumelo Penicillium notation, que resultaria na síntese da penicilina por Alexander Fleming (1929).

    - Em 1865, Pasteur iniciou um estudo sobre a doença do bicho da seda que estava dando prejuízos aos fabricantes de seda na França. Neste estudo ele descobriu o agente infeccioso e também a maneira como este agente era transmitido e inclusive como prevenir.

    Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/louis-pasteur/louis-pasteur.php

    http://www.microbiologia.ufrj.br/informativo/tome-nota/251-contribuicao-de-louis-pasteur-revolucionou-os-estudos-medicos(estudado)

    Guilherme Horák

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme: esta informação do Penicillium eu desconhecia. OK!

      Excluir
    2. Que bom! Fico feliz por poder contribuir um pouquinho para o "nosso" aprendizado! Abraços.

      Excluir
  4. Em 1865,a descoberta da pasteurização e esterelização foi utilizada pelo cirurgião Joseph Lister, que utilizou os conhecimentos de Pasteur com o objetivo de eliminar os microorganismos presentes em feridas e incisões cirúrgicas. E posteriormente, a partir de 1871, Pasteur insistiu para que todos os médicos dos hospitais militares passassem a adotar esta técnica em todos os instrumentos de procedimento médico.
    Em 1881 publicou estudos sobre a vacina contra o antrax e contra a cólera aviária. Em 1881 publicou estudos sobre a vacina contra o antrax e contra a cólera aviária. Além disso, em 1881, Pasteur publicou trabalhos sobre a cólera aviária, que tem por base os mesmos estudos feitos sobre a raiva, testada em coelhos, e a varíola, que levou a descoberta da vacina com estudo em vacas.
    Giovanni Casagrande Silvello

    ResponderExcluir
  5. Louis Pasteur foi além de um grande cientista um enorme humanista.
    Neste contexto ele postulou a "teoria germinal das enfermidades infecciosas" que diz que toda doença infecciosa tem etiologia num micróbio com capacidade de propagar-se entre as pessoas. Sendo assim a cura de uma doença só é formulada após o descobrimento do patógeno.
    Realizando estudos nessa área ele descobriu ,entre 1877 e 1887, três bactérias responsáveis por doenças nos homens: estafilococos, estreptococos e pneumococos.
    Bruno de Faria Baricelli

    ResponderExcluir
  6. Pasteur realizou outras pesquisas além das discutidas em aula. Estas foram:

    *estudo sobre a doença do bicho da seda que estava dando prejuízos aos fabricantes na França. Neste estudo ele descobriu o agente infeccioso e também a maneira como este agente era transmitido e inclusive como prevenir.
    * Pasteur descobriu três bactérias responsáveis por doenças nos homens: estafilococos, estreptococos e pneumococos. contribuindo para avanços da medicina da época.
    Gressa Amanda Chinelato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, até com bicho da seda Pasteur trabalhou...Valeu Gressa.

      Excluir
  7. Olá Aranha,

    Segue algumas das contribuições de Pasteur para a microbiologia:

    1) Em 1865, descobriu que um micróbio era responsável pela doença do "bicho-da-seda". Sendo esse um agente externo causador de doenças, descobriu técnicas de assepsia e esterelização.

    2) Descobriu também que uma série de doenças contagiosas eram causadas por microorganismos. Descobriu doenças que afetavam o gado bovino, galinhas, caprinos etc., bem como, por exemplo, a vacina contra a cólera aviária.

    Fábio de Araújo Visses

    ResponderExcluir
  8. Pasteur realizou as duas seguintes pesquisas, excetuando as da sala de aula:

    - Estudo sobre o bicho da seda, que causava prejuízos a produtores franceses. Descobriu o agente, o modo de transmissão e a prevenção.

    - Descobriu doenças causadas pelas seguintes bactérias: estafilococos, estreptococos e pneumococos.

    Jéssica Fernanda da Silva

    ResponderExcluir
  9. vinicultores e cervejeiros pediram a Pasteur para descobrir porque cervejas e vinhos azedavam.Durante sua investigação, através do uso de microscópio, ele pôde constatar que a levedura ocasionava este processo. Solucionou este problema através de um processo que originou a atual técnica de pasteurização dos alimentos.A partir desta nova descoberta, ficou constatado que tanto nos processos de fermentação quanto nos de decomposição orgânica, há a ação de microorganismos.

    mais tarde,indo um pouco para o ramo da medicina,
    sua descoberta foi utilizada pelo cirurgião Joseph Lister, que utilizou os conhecimentos de Pasteur com o objetivo de eliminar os microorganismos presentes em feridas e incisões cirúrgicas.(o que diminui muito os risco de infecçao, aumentando assim as chances das cirurgias serem bem sucedidas pois muitos problemas decorriam da falta de assepsia e consequente infeccao).:)
    tania carvalho carli

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde professor, segue a minha pesquisa:


    Um dos estudos de Pasteur foi a “pebrina” dos bichos-da-seda. Foi somente após essa descoberta que Pasteur se dedicou à pesquisa de outras doenças. Contrariamente ao que se costuma acreditar, no entanto, este artigo procura mostrar que Pasteur foi inicialmente um opositor da teoria microbiana (ou parasitária) da doença dos bichos-da-seda. Foi principalmente Pierre Jacques Antoine Béchamp quem, na mesma época, opôs-se a Pasteur e defendeu a natureza parasitária da “pebrina”. Após muitos meses combatendo a etiologia parasitária, Pasteur mudou de opinião, mas nunca deu o devido crédito a Béchamp.
    Uma outra contribuição de Pasteur foi suas pesquisas de doenças infecciosas, entre 1877e 1887 em que descobriu três bactérias responsáveis por doenças nos homens: estafilococos, estreptococos e pneumococos.


    Jéssica Thaís de Lira Bazzetto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jéssica... vc trouxe à tona aquela verdade de que todo mundo erra na vida. Com Pasteur não poderia ter sido diferente. Muito bom.

      Excluir
  11. • Em 1848, ele fez uma descoberta sobre o dimorfismo do ácido tartárico, enquanto observava no microscópio a surpreendente simetria apresentada nos dois tipos de cristais do ácido racêmico.

    • Pasteur foi eleito membro da Academia de Medicina da França onde defendeu a tese de que grande parte das doenças contagiosas e dos processos infecciosos devia-se à ação de microrganismos, sendo portanto necessário descobrir o micróbio responsável por cada enfermidade para se determinar um modo de combatê-lo.

    • Identificou a bactéria estafilococo como causadora da osteomielite e dos furúnculos, e a estreptococo, da infecção puerperal.

    • No ano de 1877, foi a vez dos rebanhos ovinos e bovinos franceses serem dizimados pelo antrax. Novamente recorreram ao herói da economia francesa o paralítico Dr. Louis Pasteur - que utilizando os princípios de Jenner (Edward Jenner -1749/1823 - inventor da vacinação no ano de 1796), criou uma vacina contra o antrax, que em 1881 reduziu a mortalidade ovina a 0,34% e bovina 1% por esta doença.

    • De 1877 em diante estuda as doenças infecciosas dos animais superiores. Descobre a causa da doença dos carneiros, a bactéria carbunculosa, já anterioremente isolada por Davaine. Enquanto pesquisa o carbúnculo, descobre o vibrião séptico, causador de uma septicemia gangrenosa nos animais.

    ResponderExcluir
  12. Todas as pesquisas foram consideradas OK! Parabéns aos participantes. Os comentários também fazem parte de nosso material didático. Usem-nos para estudar.

    até a próxima pesquisa!aguardem em breve.

    Aranha

    ResponderExcluir