BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

segunda-feira, 19 de março de 2012

resultados de pesquisas

Olá Pessoal

Por favor, NÃO mandem suas pesquisas para meu email. Vcs devem posta-las como comentários no blog. Há instruções sobre como fazer isto se vc não souber. Pesquisas enviadas ao meu email não serão consideradas.

faltam duas horas para o fim do recebimento das pesquisas sobre arqueas.

abcs

Aranha

7 comentários:

  1. Trabalho de Microbiologia
    Pesquisa sobre Archaea

    Diferença entre Archeae e Bactéria

     A primeira diferença consiste no fato de que o reino Archeae não possuem peptideoglicanos na parede celular como as bactérias, elas são constituídas de proteínas ou polissacarídeo.

     Quanto à estrutura química dos fosfolipídios da membrana citoplasmática, nas bactérias a membrana é constituída de ácidos graxos de cadeia longa, já nos archaea a membrana é constituída de álcoois de cadeia longa ramificada (fitanóis).

     Quanto à síntese protéica nas bactérias o aminoácido usado para iniciar a cadeia protéica é sempre o N-formil metionina, nas Archaea o aminoácido é a metionina.

    ResponderExcluir
  2. Carl Woese e sua equipe estudaram as interações entre bactérias mais a fundo e descobriram que na verdade as archaeas e as bactérias tem um ancestral em comum mas elas não originaram diretamente as bactérias de hoje em dia. As Archaeas que são mais velhas que as bactérias tem muitas características peculiares únicas tais quais: serem altamente resistentes a salinidade extrema, altíssimas temperaturas, produzirem energia a partir da luz graças à presença de uma estrutura celular denominada bacteriorrodopsina. Também comuns em habitats não tão extremos, tal como em solos e oceanos.
    Já as bactérias diferem das archaeas pelo seu maior tamanho relativo, maiores de 0,2 micrometros contra menores que 0,2 micrometros das archaeas. Podem ser aeróbicas ou anaeróbicas Além da sequência do RNA ribossomal, arqueias e bactérias diferem, entre outras características, na constituição química da parede celular. As arqueias não apresentam, em sua parede celular, o peptidoglicano, constituinte típico das bactérias. As bacterias se deslocam atraves de flagelo tambem, alem de diversas outras diferencas a serem descobertas no futuro proximo.

    ResponderExcluir
  3. Carl Woese e sua equipe estudaram as interações entre bactérias mais a fundo e descobriram que na verdade as archaeas e as bactérias tem um ancestral em comum mas elas não originaram diretamente as bactérias de hoje em dia. As Archaeas que são mais velhas que as bactérias tem muitas características peculiares únicas tais quais: serem altamente resistentes a salinidade extrema, altíssimas temperaturas, produzirem energia a partir da luz graças à presença de uma estrutura celular denominada bacteriorrodopsina. Também comuns em habitats não tão extremos, tal como em solos e oceanos.
    Já as bactérias diferem das archaeas pelo seu maior tamanho relativo, maiores de 0,2 micrometros contra menores que 0,2 micrometros das archaeas. Podem ser aeróbicas ou anaeróbicas Além da sequência do RNA ribossomal, arqueias e bactérias diferem, entre outras características, na constituição química da parede celular. As arqueias não apresentam, em sua parede celular, o peptidoglicano, constituinte típico das bactérias. As bacterias se deslocam atraves de flagelo tambem, alem de diversas outras diferencas a serem descobertas no futuro proximo.

    ResponderExcluir
  4. Archaea (Procarionte) possuem 3 RNAs polimerases, como as células eucarionte, enquanto as bactérias possuem um. Archaebacterias geralmente são seres extremófilos (sobrevivem em condições extremas) genes e enzimas apresentam comportamento semelhante aos eucariontes, já as bactérias, podem apresentar tal característica, mais em caráter raro. A parede celular das bactérias é feita de peptidoglicano (glicerol-éster), a das archeae é pseudo-peptidoglicano, glicoproteínas, não éster, mas sim éter.

    ResponderExcluir
  5. Larissa Larocca de Souza
    ATIVIDADE DE MICRO

    O reino Archaebaca somente passou ser diferenciado das bactérias na década de 70 graças ao Carl Woese devido a comparação genética. Aparentemente as Archeas se desenvolveram a partir das bactérias adquirindo características dos eucariontes.
    As bactérias ao são semelhantes às arquebactérias em relação à estrutura celular. A arquebactérias não possuem núcleo celular diferenciado e metabolismo. As principais diferenças são em relação a processos, como de transcrição do DNA. Algumas espécies das Archeas são fotossintéticas devido a estrutura celular bacteriorrodopsina. Algumas arquebactérias vivem em fumarolas nos oceanos, já outras vivem no trato intestinal.
    Outra grande diferença é que as arquebactérias possuem uma membrana celular com lipídios compostos de uma associação de glicerol-éter. Já as bactérias são compostas de glicerol-éster. Diferentemente das bactérias as Archeas não possuem uma parede celular peptidoglicanos. Outra diferença dos flagelos dos Archea é que essa se difere em composição e desenvolvimento das bactérias.

    ResponderExcluir
  6. a principal diferença é que as arqueas sobrevivem em ambientes extremo de salinidade,ph e temperatura,como fontes termais vulcanicas,fundos de oceanos(fundo mesmo!)e ate mesmo conseguem viver em reservatorios subterraneos de petroleo.outra diferenca é a parede celular( é constituída por polissacrídios e proteínas, e nas
    bactérias é de peptidioglicanos).alem disso ha grande diferença na organização e funcionamento dos genes: arqueas têm organização e
    ação gênica mais semelhante às dos organismos eucarióticos,aproximando-se mais destes do que com as bacterias.
    Tania Carvalho Carli
    (turma de quarta-feira)

    ResponderExcluir
  7. Entre as diferencas entre as arqueas e bacterias podemos citar:
    As arqueas, quando possuem parede celular, nao possuem peptideoglicanos na sua constituicao sendo formado por polissacarideos e proteinas.
    As arqueas, apesar de ser procarioto, possui organizacao do genoma e acao genica mais semelhante aos eucariotos. Caracteristica a qual faz concluir que as arqueas teriam se diferenciado dos demais procaritos e o ramo evolutivo das arqueas teriam gerado os seres eucariotos.
    As arqueas possuem ambientes colonizados diferente das bacterias. Por serem anoxidos (sensivel a presenca de oxigenio), metanogenicas (produz metano), halofiticos (afinidade com ambientes salinos) e termoacidofilicos (afinidade com acidez e calor) se habitam em locais que bacterias nao sobreviveriam como fontes quentes, ambientes geotermais, lamas ferventes, cinzas vulcanicas entre outros. Devido a estas caracteristicas ainda nao foi possivel coloniza-los em laboratorio.

    Yung Jin Lee - 6825366

    ResponderExcluir