BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Aula Prática 3 - Visualização de Bactérias

Olá pessoal,


Na aula prática desta semana iniciamos o capítulo de coloração e motilidade de bactérias (pág. 11 da apostila) e vimos sobre métodos de coloração simples. Como são microrganismos diminutos, necessitam ser contrastados para que sua forma seja evidenciada. Utilizamos duas técnicas para visualização de bactérias, a coloração direta ou positiva e a coloração indireta ou negativa.

Primeiro vamos falar da coloração direta ou positiva, que recebe este nome pois é a bactéria quem fica corada. É uma coloração rápida que utiliza quatro etapas: 
1- fazer um esfregaço da suspensão bacteriana na lâmina de vidro
2- fixar o esfregaço na lâmina através do calor
3- cobrir o esfregaço com o corante (safranina ou fuccina) por 30 segundos a um minuto

4- lavar gentilmente a lâmina com água, secar com o calor e observar

Este protocolo está na página 13 da apostila de microbiologia.
                                         

Em seguida fizemos a coloração negativa ou indireta, onde ao invés da bactéria, a lâmina é que é corada. Utilizamos o seguinte protocolo: 
1 - fazer um esfregaço da suspensão bacteriana na lâmina de vidro
2-  
fixar o esfregaço na lâmina através do calor
3- colocar uma gota do corante (Nanquim) em uma extremidade da lâmina, distante do esfregaço
4- com o auxílio de outra lâmina, na posição inclinada, arrastar o Nanquim sobre o esfregaço, de tal maneira que forme uma película bem fina do corante
5- secar no ar e observar
Este protocolo está na página 14 da apostila de microbiologia.


      Durante as visualizações, utilizamos uma suspensão bacteriana de Bacillus subtilis, uma bactéria saprófita comum do solo e da água. Estes bacilos foram utilizados em pesquisa pelo pelo Departamento de Defesa dos EUA, no “Projeto SHAD” – envolvido em armas químicas e biológicas, durante o período da guerra fria. A indústria utiliza algumas das enzimas que ela produz em detergentes de limpeza.

 Até a semana que vem!

Raphael/Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário