Olá pessoal!
Na aula prática continuamos a visualização de bactérias. Realizamos um teste de coloração direta chamado Coloração diferencial de gram e através deste teste podemos separar as bactérias em dois grandes grupos, gram positivo e gram negativo. Esta técnica foi criada em 1884 pelo médico dinamarquês Christian Gram e até hoje é muito utilizada. A diferença entre as bactéricas gram positivas e gram negativas está na parede celular. As bactérias gram positivas não possuem uma membrana externa e possuem uma camada enorme de peptideoglicano, já as gram negativas possuem membrana externa mas sua camada de peptideoglicano é bem fina. A espessura da parede das gram + é quase o dobro das gram - além de também possuírem um peso seco muito maior. Outras diferenças é em função de susceptibilidade a antibióticos, as gram positivas são resistentes a estreptomicina e tetraciclina e suscetíveis a penicilina já para as gram negativas é o oposto.
Parede celular de bactérias Gram positivo e Gram negativo. |
A seguir vamos descrever passo a passo a coloração diferencial de Gram e explicaremos o que ocorre:
- Fazer um esfregaço da suspensão bacteriana na lamina de vidro e fixar através do calor.
- Cobrir o esfregaço com cristal violeta por 1 minuto. Neste momento todas as bactérias adquirem coloração violeta.
- Lavar com água e cobrir o esfregaço com solução de iodo por 30 segundos. A solução de iodo vai fixar a coloração dentro das bactérias.
- Lavar com álcool. Neste momento o álcool dissolve os lipídeos da parede celular da bactéria gram negativa e com isso a coloração violeta sai destas bactérias, enquanto que na gram positiva o álcool faz com que os poros na camada de peptideoglucano se fechem.
- Cobrir o esfregaço com safranina por 1 minuto. Este corante vai corar as bactérias que perderam a coloração violeta na lavagem com o álcool e a safranina não consegue entrar nas células que já possuem o cristal violeta em seu interior pois seus poros estão fechados.
- Lavar com água, secar e observar
Após a lâmina de gram fizemos uma lâmina que é capaz de detectar a motilidade bacteriana. Verificar a motilidade de uma bactéria é um indício da presença de flagelos. Esta técnica se chama "gota pendente", é muito simples de se fazer:
- Colocar uma gota da suspensão bacteriana em uma lamínula
- inverter a lamínula e colocá-la sobre a lâmina (esta lâmina precisa ter uma concavidade), de tal maneira que a gota fique pendente no centro da área côncava
- observar ao microscópio
Pessoal por enquanto ficamos por aqui, qualquer dúvida só deixar um comentário que responderemos! Bons estudos!
Até
Raphael/Aranha
Até
Raphael/Aranha
Nenhum comentário:
Postar um comentário