BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Fitoplasma e Espiroplasma

Olá Pessoal,
Fitoplasma
Micoplasma
Na aula do Prof. Ivan Bedendo vimos a importância de um grupo peculiar de bactérias como agente causal de doenças em plantas - perenes ou anuais. Porém, a descoberta destas bactérias peculiares  se deu primeiro em animais e não em plantas. Desde 1700 é conhecida a pleuropneumonia bovina, uma doença grave mas que só em 1887 foi relacionada a uma bactéria sem parede celular, denominada  Micoplasma. Em seguida, foram descobertas diversas outras doenças em animais causadas por este tipo de bactéria, incluindo a descoberta, em humanos, na cavidade bucal, no aparelho urinário, no aparelho respiratório (alguns responsáveis por uma Pneumonia atípica) e também em tecidos portadores de leucemia (atenção, estes micoplasmas são apenas oportunistas, não estão relacionados com a leucemia). A descoberta dos fitoplasma se iniciou com a pesquisa sobre uma doença chamada amarelo; seus sintomas são clorose, nanismo e superbrotamento e sua  tramissão acontece por enxertia ou por cigarrinhas. Por estas características, esta doença chegou a ser relacionada com virus, porém tinha uma caracteristica que era distinta: havia remissão dos sintomas com o uso do antibiótico tetraciclina, que funciona contra bactérias. Além disso, não conseguiam encontrar partículas virais nos tecidos doentes. Foi então que encontraram micoplasmas na forma de organismos corpusculares pleomórficos no floema das plantas doentes, que foram  então, em 1967, batizados de MLO (mycoplasma like organism). Foi só em 1994 que estas bactérias de plantas foram batizadas de fitoplasmas.

Agora vamos falar um pouco dos fitoplasmas: 
 - são procariotos 
Vetores de Fitoplasma
 - não possuem parede celular
- São pleomórficos (não possuem forma definida)
- possuem de 0,1 a 1um de diâmetro
- reprodução por gemulação ou fissão binária
- não são cultivados em meio de cultura

Em plantas, o ataque destas bactérias normalemente leva a um desequilíbrio hormonal. A detecção de fitoplasma é realizada através de métodos diretos (microscopia eletrônica) ou de métodos indiretos (PCR - amplificação do 16S rDNA).

Em 1972 foi descoberto um outro tipo de fitoplasma em plantas de milho com sintomas de enfezamento (subdesenvolvidas) mas com a diferença que possuiam forma helicoidal. Foram denominados, portanto, de espiroplasmas, e sua diferença em relação ao fitoplasma, além da morfologia, é que podem ser cultivados em meio de cultura complexos, formando colônias que se assemelham a um ovo frito, isto é, com bordas irregulares e maior densidade no centro.  
enfezamento do milho
Isto nos mostra que em microbiologia nunca podemos afirmar algo categórico sobre um grupo, pois na aula vimos que bactérias tem parede celular... e agora sabemos que esta  não é uma verdade 100%. Uma análise evolutiva deste grupo, baseada nas sequências do genes ribossomais (o cronômetro evolutivo de Woese), indica que elas são bem próximas de bactérias Gram-positivas. Então, a interpretação é que elas possuíam parede, mas que durante seu processo evolutivo elas a perderam.

Deixamos algumas idéias para vocês pensarem:
Espiroplasma

- veja se vc consegue pensar em alguma pressão evolutiva que favoreceria a perda da parede celular neste grupo de bactérias. Pense  na biologia do bicho...
-apenas para fazer uma ligação com a área de patologia vegetal (próximo semestre): considerando que sintomas refletem processos metabólicos alterados em função da doença, eu pergunto: com base nos sintomas de fitoplasmas e espiroplasmas (vistos em aula!!! faça uma revisão dos sintomas!) e juntando seus conhecimentos em fisiologia vegetal (eu sei que a maioria está cursando esta disciplina este semestre, mas já deve ser capaz de ter algumas idéias), quais seriam estes  processos? Explique!

até


Raphael/Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário