BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aula Teórica - Virus e Viróides

Olá Pessoal,

 Não se sabe ao certo há quantos os virus apareceram na terra pois, por serem constituídos de uma capa proteica e ácido nucléico,  não deixam fósseis. Porém, existem indícios de doenças virais na antiguidade; uma delas é um hieroglifo que retrata a poliomielite (paralisia infantil) e outra está na múmia de Rhamses V, onde se encontram claros indícios de  varíola.
Adolf Meyer
Martinus Beijerink

      Outro evento antigo atribuído aos virus foi a "tulipomania" na Holanda entre os anos 1600 e 1660. As tulipas eram importadas da Turquia e a alta busca pela tulipa mais bonita causou sua supervalorização. Um dos fatores de beleza destas plantas é justamente a  grande variação nas cores das flores causada pelo Tulip breaking virus.O primeiro estudo de uma doença causada por virus deu-se em 1886 com Adolf Mayer ao estudar plantas de fumo infectadas com o virus do mosaico do fumo. Este cientista comprovou que era possível a transmissão do agente causal através de injeções. Em seguida, em 1892, Dmitri Ivanowsky descobriu que o agente causal do mosaico do fumo passava por filtro que normalmente filtrava bactérias. Em 1898 surge o pai da virologia, Martinus Beijerink, que repetiu os testes anteriores e constatou que o agente causal se difundia em gel de ágar, chamando-o então de fluído vivo contagioso. Porém, foi somente em 1935 que Stanley purificou o TMV e constatou que o fluído continha proteína. Por isto, foi agraciado com o prêmio Nobel. Por fim, já em 1939, Kauche e colaboradores visualizaram partículas virais em microscopia eletrônica.
TMV
      Atualmente já foram identificadas 2284 espécies de vírus e 32 espécies de viróides que infectam  vertebrados, invertebrados, plantas, fungos, leveduras e protozoários e procariotos. Agora que já sabemos como ocorreu sua descoberta e um pouco de sua história vem uma pergunta, o que é um virus? Ele é um ser vivo?
 Aprendemos com o Prof. Jorge que eles não são seres vivos, mas então o que são? Que tal de...elementos genéticos infecciosos? É isto mesmo o que eles são, pois são compostos apenas por um ácido nucléico e são parasitas obrigatórios, ou seja, só são multiplicados quando infectam uma célula. Além do ácido nucléico (DNA ou RNA, sendo que ambos podem ser de fita simples ou fita dupla) possuem uma capa proteica e podem possuir outras estruturas como envelope (alguns) e espículas (alguns). No entanto, diferente dos seres vivos, virus não possuem metabolismo próprio, dependendo exclusivamente da célula hospedeira, que o replica. Os virus possuem basicamente três formas: helicoidal, que pode ser rígida ou flexuosa (pode possuir ou não envelope), poliédrica - icosaédrica ( pode possuir ou não envelope) e complexa.
Tipos de virus
        Os virus possuem um genoma pequeno que pode ser resumido em três partes principais:
1-  genes que codificam proteínas,
2- genes não estruturais: estão envolvidos na produção de algumas enzimas como RNA polimerase, transcriptase reversa (HIV), lisozima (bacteriófago),
3-  genes estruturais: atuam na produção da capa protéica.
Estrutura do genoma do TMV

Penetração de um virus com envelope
       Quando os virus se encontram em ambiente extracelular possuem o nome de vírion e, após sua entrada na célula, são chamados de virus. No caso de um virus animal, esta entrada pode ser realizada de duas maneiras, sendo uma delas por  adsorção. A adsorção ocorre quando o virus entra em contato com a membrana celular e as proteínas e glicoproteínas da partícula viral reconhecem e se encaixam com os receptores da superfície celular, permitindo então a entrada do virus . Outro método de entrada é a penetração e esta varia de acordo com o virus. Se este não possuir envelope, a penetração ocorre via translocação por endocitose e quando o virus possue envelope, a penetração ocorre por endocitose ou fusão. No caso dos bacteriófagos (virus que infectam bactérias) a entrada na célula é feita via adsorção e injeção. Porém, no caso de plantas existe uma diferença: não há como ocorrer a adsorção pois não há evidência da existência de receptores na parede celular das células vegetais; portanto, a penetração deve acontecer com um dano contra a parede celular, mecanicamente ou através de vetores. Os principais meios de transmissão de virus de plantas são através de insetos como afídeos, mosca branca, tripes e também alguns são transmitidos por sementes.
       Como estamos falando de plantas, agora falaremos também dos viróides. Eles somente infectam plantas, não possuem capa proteica, possuem um RNA circular menor que os de virus e seu genoma aparentemente não codifica genes. Causam doenças como o mosaico latente do pessegueiro e o afilamento do tubérculo da batata.
           Para vocês darem uma pesquisada deixamos dois tópicos:

- qual a diferença entre vírus de fita positiva e de fita negativa?
- atente para as etapas do ciclo replicativo do TMV.
         E por fim deixamos um vídeo do youtube que mostrar de maneira simples como um virus pode invadir o corpo humano:
http://www.youtube.com/watch?v=wpN79S0MHYQ&feature=fvwp&NR=1
       
       

Ficamos por aqui, qualquer dúvida deixem seus comentários.

Raphael e Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário