BLOG LFN321 - MICROBIOLOGIA

Este blog é mais uma ferramenta para auxiliá-los no decorrer da disciplina. Durante o semestre serão postados os tópicos das aulas de cada semana, textos complementares, avisos e dicas para as provas. Além disso, será aberto espaço para perguntas, sugestões e críticas em relação à disciplina, de forma a facilitar a comunicação entre estudantes, professores e estagiários. Sejam bem vindos!

domingo, 10 de junho de 2012

Pesquisa para a prova- associação simbiótica mutualística

 Bom dia pessoal.

Aí vai mais uma pesquisa para dar um reforço na matéria. Voces NÃO DEVEM enviar esta pesquisa ao blog pois A PESQUISA SERÀ AVALIADA NA ÚLTIMA PROVA.

Ai vai:

Na última aula vimos que as associações simbióticas são a base para a vida no planeta. Vimos os exemplos do protozoário Myxotricha, o rúmen e a origem simbiótica do cloroplasto e da mitocôndria. No caso específico de plantas, há associações que fixam nitrogênio e o caso mais conhecido é o da associação de Rhizobium com leguminosas. Mas há uma outra associação interessante do ponto de vista prático que envolve Anabaena azollae  e a azola. Faça uma pesquisa sobre o assunto e responda objetivamente:

- a quais Reinos pertencem estes organismos? (cuidado com sites não especialistas que podem classificá-los de maneira errada. Repito: cuidado!).
- como se dá a associação e qual seu potencial para fixar nitrogênio? O que é um heterocisto?
- sob quais condições pode ser usada pelo homem? Quais culturas vegetais?
- qual o lado ruim de algumas espécies do gênero Anabaena?


ATENÇÃO: não simplesmente copiem/colem o conteúdo dos sites em suas pesquisas. Na vida profissional, isto é plágio. Portanto, quero que vcs escrevam um resumo do que vcs estudaram, respondendo objetivamente as questões acima.

boa pesquisa.

Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário